25 de maio, Dia Nacional dos Jardins
Ana D.
Hoje assinala-se o Dia Nacional dos Jardins.
A data é celebrada anualmente em memória do arquiteto paisagista Gonçalo Ribeiro Telles, nascido em 25 de maio de 1922, tendo sido instituída em 16 de setembro de 2022 pela Assembleia da República, como consequência de uma petição pública promovida por um grupo de jovens de Portimão e dinamizada pelo professor de Filosofia e de Cidadania e Desenvolvimento, Carlos Café.
Esta iniciativa pretende celebrar a importância e a vivência nos jardins, bem como o legado do arquiteto Ribeiro Telles, responsável pelo lançamento da política de ambiente em Portugal e um defensor da proteção do ambiente, da defesa da paisagem e da promoção da qualidade de vida dos cidadãos.
Em Portugal temos lindos jardins e hoje por aqui partilho dois belos exemplos. O primeiro - o Parque D. Carlos I - situa-se no centro da cidade das Caldas da Rainha e foi criado em 1889 pelo arquiteto Rodrigo Berquóm para funcionar como complemento ao Hospital Termal, tendo sido remodelado em 1948 pelo arquiteto Francisco Caldeira Cabral.
O segundo jardim - Festival Internacional de Jardins - localiza-se em Ponte de Lima, mais exatamente na margem direita do rio Lima e é palco do Festival Internacional de Jardins que se realiza todos os anos entre maio e outubro.
De modo a assinalar este dia, convido-vos a visitar os jardins da vossa terra ou os vossos jardins preferidos e a publicarem um post sobre os mesmos para melhor os dar a conhecer. Se quiserem incluam a tag #osnossosjardins e a ligação a este post e eu aqui os listarei.
Visitem e vivam os nossos Jardins!
Convido-vos a visitar os blogs Cantinho da Casa e Apeadeiro da Mata que deixaram também os seus preciosos posts sobre os nossos belos jardins.
Obrigada Maria e Francisco!
» Cantinho da Casa - Jardim de Santa Bárbara uma foto #21
» Apeadeiro da Mata - Aldeia da Mata A natureza é um jardim!