Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

05.08.20

Sintam-se Desafiados


ó menina

Julho foi o mês eleito pelo movimento Plastic Free para mudar comportamentos e abolir o plástico. Em 2020, apesar de termos percebido que com a diminuição de certas actividades humanas o planeta fica mais saudável, o mês de Julho foi catastrófico para os oceanos. Para o aumento da poluição nos oceanos contribuiu o descarte de objectos de protecção individual como máscaras e luvas. Infelizmente, a economia tende a colocar outros interesses à frente do ambiente e da (...)
29.07.20

Morte Morrida ou Morte Matada?


ó menina

Contabilizar vitimas da pandemia tornou-se um hábito diário. Todos os dias, os jornais fazem chamadas de última hora para os números do boletim da DGS. São números preocupantes e todos ansiamos o dia em que um redondo zero ocupe o balanço dos óbitos diários por Covid-19. No entanto, há outras contas a fazer e responsabilidades a apurar. Os cuidados de saúde continuam a concentrar-se na pandemia. Os cuidados suspensos tardam a ser repostos e enquanto isso há um aumento no (...)
22.07.20

Cumprir Um Dever


ó menina

A última obra de Banksy, conhecido artista de rua britânico, um mural a encorajar o uso de máscara deixado numa carruagem do metropolitano de Londres foi apagada. Cumprindo a política anti-graffiti da empresa os funcionários do metro de Londres apagaram os stencils assinados pelo artista. Cumpriu-se o objectivo da arte urbana que se distingue do vandalismo e das manifestações institucionais e cumpriu-se o dever dos funcionários que devem ter dito cobras e lagartos do autor quando (...)
15.07.20

Impulso Digital Pandémico


ó menina

A pandemia do Covid-19 funcionou como um acelerador digital que nos faz sentir próximos apesar do distanciamento físico e tem benefícios económicos e até ecológicos mas aumenta as assimetrias no acesso à saúde e assistencia social. O programa 'Linha da Frente' que a RTP exibiu esta semana debruçou-se sobre como sobrevivem os mais velhos às pensões de miséria portuguesas. (...)
08.07.20

Tráfico de Seres Humanos, Presente


ó menina

Portugal é segundo o Observatório de Tráfico de Seres Humanos  um país de destino de vítimas de tráfico assim como um país de origem. O Relatório Anual de Segurança Interna - RASI, divulgado no passado mês de Junho, revela que em 2019 foram confirmadas 44 vítimas de tráfico de pessoas, em Portugal, a maioria no sector agrícola em Beja, sendo predominantemente cidadãos da Moldávia. As sinalizações subiram, em 2019, 40%. De 280 casos sinalizados faltam confirmar 113, dos (...)