Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

28.08.23

Reflexões Cá Da Terra


Filipe Vaz Correia

    Das Jornadas Mundiais da Juventude ou de algo que ainda ninguém não percebeu bem… Ou não quis perceber…   Os últimos dias surpreenderam-me pela apologia da juventude no espaço da nossa sociedade. Surpreenderam-me pela positiva, no sentido em que vi (e não foram poucos) muitos daqueles que a desprezam em privado, acenarem a paixão pela mesma em tudo o que era publicações, comentários e entrevistas. Temo que um país que justifica um (...)
21.08.23

Milei: O “Louco” Da Vez…


Filipe Vaz Correia

  A Argentina foi a votos, dando nas primárias das eleições presidenciais a vitória a Javier Milei... Milei vem na linha de alguns populistas que têm feito fulgor em alguns países deste nosso mundo, Trump, Bolsonaro ou Melodi representam alguns dos exemplos da extrema-direita populista que conseguiram chegar ao poder. Milei talvez seja o mais estapafúrdio de todos, se isso for possível de imaginar... Num país falhado há décadas, assente numa ruína política entre (...)
14.08.23

Fui Ver A barbie


Filipe Vaz Correia

    Fui ao cinema ver a Barbie... Com algumas reticências, lá interrompi um dia de praia, dia tristonho e nublado, para ir ao cinema, com a minha mulher, ver a Barbie. Depois de tanto entusiasmo e ao mesmo tempo de tantas críticas preparei-me para um filme marcante... Das duas uma, ou iria odiar ou iria adorar. Entrei para a sala composta e depois de dois ou três minutos já me apetecia sair, sendo insistentemente acompanhado de um pensamento recorrente: O que estou aqui (...)
31.07.23

A Caminhada De Um Sem Abrigo…


Filipe Vaz Correia

      O que estará por trás, do olhar de um Sem-Abrigo? Daquele Sem-Abrigo? Quantas dores permanecem encobertas, por aquele ar austeramente abandonado, enlameadamente escurecido, quase ofensivamente perturbador desta vida "normal", das pessoas "normais"... Barba toda branca, amarelada, cabelos igualmente brancos, encardidos, com a sujidade presente na pele, nas unhas, na roupa. Tudo me perturba... Tudo deveria perturbar. Caminha só, acompanhado pelas palavras que insiste em (...)
24.07.23

Eleições Espanholas: PP, Uma Vitória De Pirro…


Filipe Vaz Correia

    As eleições Espanholas que se realizaram neste Domingo trouxeram um impasse mas também algumas outras reflexões... O impasse torna-se evidente pela expressão da vitória do PP que se torna de pirro pela perspectiva da coligação do PSOE com alguns pequenos partidos e do Sumar que lhes pode granjear uma nova maioria de deputados. O que podemos tirar daqui? Em primeiro lugar, notar a derrota estrondosa do VOX, o discurso ressentido e ressabiado de Abascal com o "nosso" (...)