Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

21.04.24

50 anos do 25 de Abril de 1974


O ultimo fecha a porta

Na próxima 5ª feira comemoram-se os 50 anos do 25 de Abril.  Mais do que nunca, o que foi alcançado nesta data está em risco.   Sempre vivi em democracia, onde a liberdade e o funcionamento do Estado de Direito foi um direito adquirido. Nos últimos anos, impulsionado por Donald Trump e uma pandemia, temos vindo assistir à ascensão de discursos radicais, individualistas e de incentivo ao ódio. Esta radicalização vem da esquerda e da direita. Há cerca de um mês atrás, (...)
07.04.24

Apontamentos 7 de Abril


O ultimo fecha a porta

Nos últimos dias, muito se tem falado de política. Desde a escolha do novo governo, ao espetáculo triste e preocupante da eleição do presidente da Assembleia da República. Como as eleições viraram moda, temos mais uma este mês para animar a malta: as do FC Porto.  Também se pôs na boca do mundo um novo conceito quanto à definição de género: não binário. Capricho para uns, liberdade de escolha para outros.   Discutiu-se também a identidade visual da República (...)
17.03.24

Apontamentos - 17 Mar 24


O ultimo fecha a porta

Sobre as eleições, está tudo dito. Não são os comentadores que determinam os votos, mas sim os eleitores.   Já estava a espera o os partidos de Centro ficassem próximos, dados os telhados de vidro e cansaço que têm provocado ao povo. Fico surpreendido de a procissão ir no adro e os partidos extremistas de esquerda, ainda sem lerem o programa da AD, já estão a dizer que o vão ... reprovar. Parece que não aprenderam nada com a perda de votos há oito dias atrás. As (...)
10.03.24

O dia da mulher e a ação


O ultimo fecha a porta

Ironia do destino, em 2024, o dia da Mulher calhou dois dias antes das eleições. Sou contra este dia, uma espécie de discriminação positiva que mascara uma irrelevância dada durante todo o ano. Mais do que um dia, valorizo a importância das quotas de género. Essas, sim, são decisões com impacto na promoção da igualdade.   O dia da Mulher serve para três coisas: - a primeira (e única útil) é a publicação de estudos e estatísticas sobre a desigualdade salarial, social (...)
25.02.24

Mariana Mortágua e André Ventura: são mais as semelhanças que as diferenças


O ultimo fecha a porta

Nas últimas semanas, houve uma personalidade que me chamou atenção pela negativa: Mariana Mortágua.   Comecemos pelo Chega e por André Ventura. O estilo trauliteiro não mudou: as fake news, as manipulações de factos com layouts de jornais reputados, as ameaças de violência, os tiros inventados e o apoio perigoso a forças de segurança, dando-lhes a luz ao fundo do túnel nem que seja a luz do abismo.  De Mariana Mortágua, já me tinha chocado o discurso anti literacia (...)