A comunidade...
UmAnónimo
Imagem retirada do Linkedin
A comunidade é o conjunto de indivíduos organizados de forma coletiva ou unidos por algum traço comum, o conjunto de pessoas que vivem numa determinado território, sob um governo comum e partilhando uma herança cultural e histórica, sociedade (definição da Infopédia). Na minha opinião, falta um termo nesta definição, que é o respeito. O respeito ao próximo, o respeito pelos outros.
Tenho reparado que, por Lisboa, deixou de existir esse respeito. É cada indivíduo por si. Não se pensa nos outros, não se pensa na sociedade.
Desde escarrar no chão, até às fezes dos cãezinhos, passando pelas colunas aos berros, até à última moda de falar ao telemóvel em altavoz. Gritos e cânticos às 2 da manhã, alarmes a tocar horas a fio, a qualquer hora do dia ou da noite. Vá lá! Já nem falo do trânsito. Cada um por si, e sem respeito por qualquer outro.
Não vivemos sozinhos numa caverna. Outras pessoas e outros seres partilham o espaço. É urgente que volte o respeito, o pensamento que os outros existem.
No Japão é considerado falta de respeito falar ao telemovel no transporte público. Já nem peço tanto. Mas, quando vão no autocarro, não estejam aos gritos para o telemóvel e a partilhar toda a conversa que estão a ter em altavoz com a prima. Acabem com a utilização das colunas. Troquem de equipamento. Em vez de colunas, utilizem headphones.
Pensem nos outros, se estão a incomodar, ou não!