Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

22.05.20

A lição mais valiosa


JB

  Existem muitas coisas que aprendi e vou aprendendo ao longo da vida, que gostaria de ter sabido mais cedo. Há coisas que não nos ensinam e outras que nem se podem ensinar. A célebre frase 'só vais aprender quando deres uma cabeçada na parede' não é desprovida de sentido e a minha própria perspectiva sobre as coisas muda constantemente. Daí eu dar importância a essas 'coisas' que falei inicialmente. São constantes, neste rebuliço permanente, são sinais que sempre que identifico me dão uma base de apoio sólida para formar uma opinião. Confuso caro leitor? Eu explico.
  Quando alguém diz : 'sou muito sincera, algumas pessoas não gostam de mim porque sou muito frontal e digo tudo na cara', na realidade quer dizer 'sou malcriada e não tenho grande consideração pelos outros'
Ou que, 'o meu maior defeito é confiar muito nas outras pessoas', na realidade quer dizer 'eu acho que não tenho defeitos e sempre que as coisas correram mal foi porque alguém me enganou'.
Ou, 'há estudos que dizem que (sem citar fontes)', quer dizer 'li na net e vai de encontro ao que já penso'.
Ou 'a Greta fala do ambiente e está zangada com os adultos mas há muitas crianças a morrer à fome que nem sequer se podem queixar', quer dizer 'ou sou muito estúpido, ou sou muito demagógico ou acumulo ambas as características',
Ou 'eu tenho muita fé' quer dizer 'eu acredito sem precisar de provas'.
Todo este tipo de argumentário fazia sentido para mim na sua versão inicial mas havia qualquer coisa que não me soava bem. Hoje em dia sei porquê.
  Tenho filhos, e quero que eles estejam preparados para a vida da melhor maneira possível. Sei que eles ligam pouco ao que eu digo e apesar de ir tentando descodificar o que posso, existem muitas coisas que vão ter que aprender por eles. Existe uma no entanto, que tento reforçar. Aquela que me lembro do dia em que ouvi pela primeira vez, a lição mais valiosa.
  'Verdade sem bondade é maldade'.
  Infelizmente não me lembro quem disse originalmente, quem me disse a mim foi um antigo amigo, professor e psicanalista. Achei brilhante, a mensagem e especialmente a fórmula: 'verdade sem bondade é maldade' . Poderoso não é?
  Uma luz no escuro. 

  Muita gente gosta de 'dizer as verdades', desconfiem, porque é bem provável serem só maldades. Olha a Joana Latino...

JB

18 comentários

Comentar post