A Life on Stage
The Travellight World
Fotos: Travelight | Exposição “A Life on Stage” | Culturgest
Não conhecia absolutamente nada do trabalho de Peter Wächtler quando a semana passada visitei “A Life on Stage”, uma exposição atualmente patente na Culturgest.
Logo à entrada ouvi Bruce Springteen cantar “The River”, por coincidência uma das minhas músicas preferidas. Curiosa, não respeitei exatamente o seguimento da mostra, e fui espreitar a sala de onde vinha o som.
Era uma animação. Uma ratazana deprimida era a personagem principal. De inicio tive vontade de rir, mas depois prestei atenção, percebi a metáfora, e quem ficou deprimida fui eu…
A obra de Peter Wächtler, oscila entre o bizarro, o melancólico, o irónico e o humorístico. Parece dedicada à fragilidade e ao absurdo da vida quotidiana.
O artista alemão usa vários tipos de registo: filmes, esculturas, instalações, Conta-nos histórias (ou fábulas?) que nos fazem pensar sobre as nossas ansiedades, medos e desencantos, mas por mais triste que seja aquilo que nos apresenta, há sempre um tom de humor que nos lembra que na vida, há que rir, porque isso torna tudo um pouco mais suportável.
A repetição é também um elemento chave da obra de Wächtler, pelo menos nesta exposição. O artista parece querer dar razão a quem diz que “o louco não é quem repete, mas sim quem repete o mesmo, esperando resultados diferentes”.
Esta exposição talvez não seja para todos, mas é certamente original, e, numa altura em que se debate tanto sobre a saúde mental, se calhar é pertinente.
Culturgest, Lisboa
Ter-Dom 11.00-18.00
Até 16 de Abril
Bilhete: 4€ (se pagar com cartão da CGD)