Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

12.09.24

A roda da sorte dos Professores


UmAnónimo

Todos os anos assistimos a este espetáculo do concurso dos professores. Depois de, numa primeira fase assistirmos a múltiplas entrevistas a professores, para saber onde foram colocados, a quantos quilómetros de casa, onde e como vai viver, etc, chegamos agora à segunda fase que é a ronda pelos diretores e pelos alunos. E afinal descobrimos que faltam professores, que afinal faltam alunos para os professores e que a única coisa que não faltam são queixas.

Confesso que não sei como funciona o concurso dos professores. Mas o que consigo concluir é que não funciona. Não serve para as escolas que não têm os professores que necessitam. Não serve para os alunos que não têm professores. E não serve para os professores, que não ficam onde gostariam, e que depois descobrem que afinal até havia vagas a 5 km de casa. Então a quem serve?

Porque é que todos os organismos espalhados pelo território funcionam e não estão dependentes de concursos, exceto na educação? Hospitais, Centros de Saúde, CCDR's e Direções Regionais, Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia. E só para as escolas é que há estes concuros.

A quem serve este concurso? Sinceramente não percebo...

1 comentário

Comentar post