Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

10.04.20

AC-DC


JB

 



Será que estas quatro letrinhas terão um novo significado em breve? Vi essa pergunta num desses 'memes' online e no meu caso, a resposta é afirmativa. E o leitor?

Não sou crente, logo o significado original não faz sentido, a banda AC/DC também não porque já não dá concertos há imenso tempo, já ao Covid assenta que nem uma luva.

Enquanto não houver uma vacina as coisas não vão voltar ao 'normal', e quando houver finalmente vacina o 'normal' vai ser tão estranho e desconhecido que duvido que ainda exista. Agora é o medo, de sermos contaminados ou contaminar alguém, medo da economia, da nossa e do país , medo da incerteza, de não sabermos quando vamos voltar a ver quem gostamos. É uma nova angústia, global e comum a toda a humanidade, algo absolutamente inédito e com consequências desconhecidas. O leitor mais atento dirá 'Já tivemos mais pestes e pragas, olha a gripe espanhola há 100 anos' , está bem visto, mas não tem comparação. Hoje em dia sabemos quase em tempo real o que está a acontecer no mundo todo, vemos as pessoas a cantar na janela em Itália e tractores a despejar cadáveres em Nova York, não há comparação, não acredito que a nossa espécie alguma vez se tenha deparado com algo assim.

O que é que podemos fazer em relação a isto? Não faço ideia, talvez perguntar ao Gustavo Santos porque ele sabe quase sempre o que fazer em quase tudo.
Aquilo que de facto sei, é que a angústia é real, que o ser humano não lida bem com o desconhecido e que isto é sério. Sei mais coisas, sei que não trocava o meu país por nenhum outro,  que estou impressionado com o bom senso, ponderação e humanidade com que os líderes do meu país falam (e líderes da oposição, também é justo). Então se olharmos para o resto do mundo vemos o bem precioso que temos, nos EUA records de venda de armas, no Brasil nem comento, na Suécia já hesitam com as políticas etc etc.

Portugal, com os seus brandos costumes, a dar cartas e a dar o exemplo ao planeta. O país mais velhinho a mostrar às jovens e imberbes nações do mundo como se cuidam dos velhinhos. 
AC- Antes do Corona
DC- Durante o Corona ( ainda não consigo imaginar o depois)

Como vai, ou melhor, como vamos ser 'depois do Corona'?  


Sou pessimista , não por ter mau feitio (isso foi só uma coincidência), mas porque acho que se aproxima bastante mais do realismo do que o otimismo. É mais realista ser-se pessimista, lamento imenso. 

É realista também ter orgulho em Portugal, por causa de nós, dos portugueses.

 

*fotografia desta semana tirada por alguém no Montepio das Caldas Rainha.

**texto escrito em concordância com o AO, menos quando eu acho parvo.

JB

 

 

E4F797B2-C5F6-4AE8-B558-90DA41B2DCC3.jpeg

 

 

 

 

37 comentários

Comentar post

Pág. 1/2