Adivinham?
JB
Gosto muito de adivinhas, herdei o gosto do meu avô.
De acordo com a lenda familiar o meu avô era obcecado com adivinhas, tinha orgulho no facto de adivinhar todas; desde as mais parvas: "O que é uma bolinha verde que sobe e desce pai?" (Perguntou um dia uma tia minha) "Uma ervilha num elevador", respondia o meu avô com segurança para espanto dos presentes. Até às mais complexas. Aquelas que demoravam mais tempo e muitas vezes obrigavam a cálculos com papel e caneta. Hoje partilho uma delas, uma das minhas preferidas:
Um homem segue por um caminho de um único sentido. A certa altura chega a uma bifurcação e tem que optar por um de dois caminhos idênticos , só que um é o da vida ou o outro o da morte. No início de cada um desses caminhos está um guarda. O homem não sabe qual é o caminho certo (da vida) sabe apenas que um dos dois guardas diz sempre mentira e o outro diz sempre a verdade mas ambos os guardas são idênticos. A adivinha é esta:
Se você foste este homem, e só pudesse fazer uma pergunta a um dos guardas à sua escolha, que pergunta faria para saber com toda a certeza qual é o caminho da vida?
Este homem em questão era muito inteligente, pensou e fez a pergunta certa. Escolheu o caminho da vida e ainda hoje está impecável!
Alguma adivinha para a troca? Apreciaria muito.
(a solução deixo ao fim do dia nos comentários, está não é daquelas adivinhas parvas, garanto!)
JB
PS ( Se um tijolo pesa 1kg mais meio tijolo, quanto pesa tijolo e meio?)