Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

26.02.21

Adivinham?


JB

Gosto muito de adivinhas, herdei o gosto do meu avô.
De acordo com a lenda familiar o meu avô era obcecado com adivinhas, tinha orgulho no facto de adivinhar todas; desde as mais parvas: "O que é uma bolinha verde que sobe e desce pai?" (Perguntou um dia uma tia minha) "Uma ervilha num elevador", respondia o meu avô com segurança para espanto dos presentes.  Até às mais complexas. Aquelas que demoravam mais tempo e muitas vezes obrigavam a cálculos com papel e caneta. Hoje partilho uma delas, uma das minhas preferidas:
 Um homem segue por um caminho de um único sentido. A certa altura chega a uma bifurcação e tem que optar por um de dois caminhos idênticos , só que um é o da vida ou o outro o da morte. No início de cada um desses caminhos está um guarda. O homem não sabe qual é o caminho certo (da vida) sabe apenas que um dos dois guardas diz sempre mentira e o outro diz sempre a verdade mas ambos os guardas são idênticos. A adivinha é esta:

 Se você foste este homem, e só pudesse fazer uma pergunta a um dos guardas à sua escolha, que pergunta faria para saber com toda a certeza qual é o caminho da vida?

 Este homem em questão era muito inteligente, pensou e fez a pergunta certa. Escolheu o caminho da vida e ainda hoje está impecável!

 

Alguma adivinha para a troca? Apreciaria muito.

 

(a solução deixo ao fim do dia nos comentários, está não é daquelas adivinhas parvas, garanto!)

 

JB

 

PS ( Se um tijolo pesa 1kg mais meio tijolo, quanto pesa tijolo e meio?)

6 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Pequi 27.02.2021


    Cara Sarin,


    "Se eu perguntar ao teu colega qual o caminho da vida, o que me dirá ele?" - Ambos indicarão o caminho da morte e deverás pegar o caminho oposto. 

    A resposta faz parte da solução e não apenas a pergunta. Pensaste em 2 caminhos com 2 guardas.


    Complique o problema.  Suponha que cada guarda fique a posto em um dos caminhos de modo a obter quatro opções: caminho da morte com guarda mentiroso, caminho da morte com guarda que só fala a verdade, caminho da vida com guarda mentiroso e caminho da vida com guarda que só fala a verdade. Resolva com uma única pergunta e diga qual o caminho tomar em função das respostas que obtiver.



    Um bom fim de semana!
  • Imagem de perfil

    Sarin 27.02.2021

    Sobre este teu novo problema, pressupõe-se que só posso perguntar a um, ou a todos?
    Porque no do JB só podemos perguntar a um dos guardas. :)


    Aproveito para dizer que um tijolo pesar 1kg mais meio tijolo poderia ter duas soluções, a literal, 1t=1kg+o,5t o que resulta em 1t=2kg; ou a articulada, em que 1kg=1t+0,5t, pois que o truque está na adivinha: um tijolo pesa 1kg (quando com) mais meio tijolo. 
    Tal como a meia meia feita e outra meia por fazer - sendo meia a peúga, uma meia (é uma) meia (que está) feita, logo é uma peúga feita e não meia peúga :))
    São adivinhas que funcionam melhor na oralidade: colocar vírgulas estraga a percepção :)
    Até já 
  • Sem imagem de perfil

    Pequi 27.02.2021

    "Resolva com uma única pergunta e diga qual o caminho tomar em função das respostas que obtiver."



    Escolha um guarda, pergunte e escolha o caminho certo.
  • Sem imagem de perfil

    Pequi 27.02.2021

    Esse JB!!!!!

    Traz o problema e some no mato!
  • Imagem de perfil

    JB 01.03.2021

    Meus amigos que boa conversa que para aqui vai!!!! Gostei muito desse seu novo problema Pequi. Parece-me muito mais complexo. Vou pensar nele! Já vi que os meus dois amigos são apreciadores de adivinhas. Já somos três. Obrigado pela vivacidade que trazem. Grande abraço aos dois. Vou pensar na resposta Pequi!
  • Comentar:

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.