Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

27.05.22

Amber vs Johnny


JB

 O julgamento do ano (ou da década, ou do século?!?) está quase a terminar.

 Tem sido uma maratona nos últimos dias. Emissões diárias com uma média de 8 horas cada. Tik Tok, YouTube ou Instagram qualquer plataforma serve para assistir em directo a este fenómeno mediático.

 Se por acaso tem estado debaixo de uma pedra nas últimas duas semanas eu faço um pequeno resumo:

 Johnny Depp, mega estrela de cinema de 58 anos com mais de 40 de carreira está a processar a sua ex-mulher a atriz Amber Heard  de 36 anos, por difamação. No passado Amber acusou Depp de violência doméstica, fez uma queixa na polícia e causou danos aparentemente irreparáveis na reputação do actor. 
 Quem aprecia cinema e especialmente filmes de advogados tem tido dezenas de horas de entretenimento do mais alto nível. É refrescante a mudança, de repente parece que já não há guerra, nem Covid, nem mais nada. Apenas os problemas frugais destes multi milionários  interessam. Pequenices e tacanhez dirão alguns, aqueles que se consideram mais nobres e superiores a isso. Disparate digo eu! Este julgamento é serviço público. Numa época em que tudo é #metoo, todas as mulheres são vítimas e todos os homens são agressores este caso vem virar tudo ao contrário. Para aqueles que estão a acompanhar minimamente o que se passa é fácil compreender que aqui os estereótipos não funcionam. Depp é a vítima, Amber a agressora psicopata que durante algum tempo enganou Hollywood e que caiu em desgraça. 
 Bem sei que para os negacionistas do Covid, da guerra, do holocausto e da circunferência do planeta já agora, provavelmente não será tão evidente, aos olhos destes eventualmente a Amber será a vítima e Johnny orquestrou isto tudo, não acredito.

 Poupo-vos os detalhes sórdidos e bizarros de todo este processo que terá hoje as suas alegações finais. O circo está a acabar e veremos quem ganha. Um veredicto que ilibe a Amber será recebido com o mesmo espanto que foi a deliberação do OJ Simpson. Poderão perder os dois se o júri não se puser de acordo e até pode ser que isso aconteça uma vez que a vitória do Johnny é quase tão improvável como a da Amber pois os casos de difamação são muito difíceis de provar nos Estados Unidos (se bem que neste caso parece evidente).

 No tribunal da opinião pública o Johnny Depp já ganhou e Amber Heard perdeu redondamente. Veremos como vai ser na justiça. Enquanto não há veredicto que isto tudo nos ensine a ser mais cépticos e cuidadosos ao emitir juízos de valor e cancelar a carreira de alguém. Nas mulheres, assim como nos homens existe potencial para tudo, é conveniente não fazer juízos precipitados.

 

JB

1 comentário

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.