Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

04.08.22

Animal Farm


The Travellight World

fullsizeoutput_6c9fFotos: Travellight | Exposição Animal Farm | Museu do Oriente

Numa altura em que se fala tanto de Taiwan e de uma potencial invasão chinesa a este território, uma visita ao Museu do Oriente e à exposição Animal Farm, projeto de cinco anos do fotógrafo taiwanês Chou Ching-hui, desperta ainda mais interesse e curiosidade. Afinal é a visão de alguém que vive numa área ameaçada há décadas por um regime ditatorial e fortemente armado. Dificilmente o seu trabalho não será influenciado por este fator.

Chou usa os jardins zoológicos como fonte de inspiração criativa e como locais de filmagem para apresentar a vida sumptuosa e confusa da sociedade contemporânea. Os seus jardins zoológicos são espaços surreais cheios de imaginação e de conflito. A “jaula” do jardim zoológico é uma metáfora da “jaula” da vida moderna.

A exposição apresenta três temas: Consciência do Comportamento Coletivo; Consciência da Sobrevivência e Consciência do Corpo.
Cada tema é apresentado através de nove fotografias de grande escala captadas em jardins zoológicos, nove vídeos gravados em estúdio e num aterro, retratos e instalações.
Se as fotografias e instalações, muitas vezes nos seduzem pela sua beleza estética, os filmes, divididos em três ecrãs (com imagens também esteticamente atraentes), deixam-nos inconfortáveis, angustiados, quase à beira de um ataque de ansiedade. Os silêncios, os sons altos, a solidão e o vazio subjacente das personagens, retratam a doença mental, a dependência excessiva face às tecnologias de comunicação para formar relações sociais, a velhice, a pressão social em torno dos papéis atribuídos a homens e mulheres. Criticam a perpetuação de ideais de beleza perseguidos a qualquer custo e as indústrias que mercantilizam o corpo.
Sentimos o bullying de quem nos goza, de quem nos submete e nos obriga a comportar de determinado modo, mas também o inconformismo de quem tenta fazer as coisas à sua maneira.

fullsizeoutput_6ca0fullsizeoutput_6ca2fullsizeoutput_6ca1

É uma exposição que nos faz pensar e mergulhar bem fundo nas mais íntimas preocupações e medos do ser humano. A não perder.


Até dia 23 de Outubro na Galeria Sul e Nascente do Museu do Oriente em Lisboa.
O bilhete é gratuito às sextas feiras das 18h00 às 20h00 (última entrada às 19h30). Nos restantes dias custa 6 €
O Museu encerra às segundas feiras.

 

1 comentário

Comentar post