As Bravas
The Travellight World
Fotografias: Travelight | Exposição de Fotografia As Bravas - de Paulo Pimenta | Fundação Calouste Gulbenkian
Conhecem As Bravas? Mulheres comuns, mas ao mesmo tempo especiais. Anónimas heroínas. Sofridas, mas felizes… “mulheres que lutam e resistem. Sussurram memórias silenciadas e cantam para espantar a solidão dos dias. Guardiãs de pés descalços e de lembranças de tempos duros, de histórias e cantigas do passado mas com o futuro no olhar.”
Acho que todos nós, ao longo da nossa vida, conhecemos alguém assim, e a exposição de fotografia, atualmente patente no Átrio da Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian, é uma homenagem a todas elas.
Vale a pena visitar esta mostra, de entrada gratuita, e ver aquilo que que a lente sensível de Paulo Pimenta conseguiu captar “destas Bravas, figuras mitológicas vivas, arquétipos da natureza na sua forma mais bela e mais crua.”
São fotografias maravilhosas. Retratos de sensibilidade, que nos comovem, encantam e nos dão a conhecer personagens como a D. Emilia Ferreira de 83 anos, de Vila Chã do Marão, que quando era nova, ouvia a mãe dizer que o casamento era uma cruz muito pesada, mas que ainda assim sonhava casar e ir para “a rua de mel”.
Mulheres que contam em cada ruga, em cada sorriso, histórias tantas vezes invisíveis ao mundo.
A não perder!
Na Fundação Calouste Gulbenkian até dia 25 de Abril 2022.