Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

26.09.24

Auto da Senhora Professora


UmAnónimo

Foi noticiado esta semana o caso de uma professora de Matemática que, durante 30 anos, deu aulas em várias escolas, tendo mesmo escrito alguns manuais que são utilizados por várias escolas, tendo falsificado as suas habilitações. Depois da estupefação, pus-me a pensar... Como sou uma pessoa que gosta de partilhar, deixo aqui vários pensamentos soltos sobre o assunto, sem qualquer ordem de importância:

1) Segundo algumas notícias, a queixa sobre o assunto foi apresentada em 2021à Inspeção-Geral de Educação. Foram precisos 3 anos para chegar à conclusão que as habilitações apresentadas. Três anos! Para descobrir que não havia licenciatura, nem mestrado.

2) A Professora é co-autora de livros de Matemática que, segundo a Editora "Os dois manuais escolares de Matemática referidos foram alvo de revisão científica, pelo que a qualidade e o rigor dos seus conteúdos foram certificados e sempre estiveram salvaguardados.". Podemos então concluir que, ou os outros autores são amigalhaços, ou os outros autores nunca puseram em causa os conhecimentos da Professora

3) A Professora começou a dar aulas em 1988. Presumo que durante este tempo não tenha havido grandes queixas da professora. Quero acreditar que, de outra forma, teria sido investigada mais cedo. Ou não?

Concordo que o princípio é errado. Não é correto falsificar o curriculum, muito menos para dar aulas. Claro que tem que existir uma penalização. Mas esta expulsão parece-me exagerada. Até porque os primeiros a sofrer serão os que não têm culpa, os seus alunos. Depois porque se uma pessoa leccionou e escreveu livros, é porque adquiriu o conhecimento necessário para dar aulas. Mesmo sem habilitações, parece-me que demonstra que tem os conhecimentos.

Processo de difícil resolução, pois não me parece que haja solução justa

3 comentários

Comentar post