Black Friday
UmAnónimo
imagem furtada de significados.com.br
A Black Friday marca o início das compras natalícias. Independentemente da origem, a partir desta que aparecem as novidades natalícias.
A Black Friday é a data em que as lojas fazem a "limpeza" dos seus stocks antigos, arranjando espaço para as novas linhas, quase sempre com preços muito atrativos. Esta ideia faz todo o sentido do ponto de vista do comerciante, que se livra do seu stock antigo, abre espaço físico para novas coleções e perde menos dinheiro do que não vendendo. Faz todo o sentido para o consumidor, que pode adquirir "coisas" que provavelmente vão ser substituidas ou descontinuadas, a um preço muito mais acessível.
E agora chega o problema. De há uns anos para cá, começou a chico-espertice. Preços que aumentam na véspera para poder fazer grandes descontos, até campanhas que duram o mês inteiro, mas que não tem qualquer desconto significativo.
E é pena. Pena porque havia um dia por ano em que era perfeitamente aceitável comprar televisões ou telemóveis de 800€ por 400, ou uma maquina de lavar por 150-200€. Confesso que já fiz excelentes compras ao longo dos anos. Mas parece-me que é mais uma boa ideia que vai acabar...