Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

06.06.20

Caldeirada Com Todos... “José da Xã”


sardinhaSemlata

 

 

 

2C91DB7F-3139-4F33-8003-70F62DC6AB69.jpeg

 

Uma esquerda à nora

 

 

Entradas:

Um agradecimento muito especial a quem me endereçou o convite para vir aqui botar palavra. Um desafio que me parece ser imenso, tal é a qualidade dos escribas deste pedaço de Mundo. Vejamos então o que sairá…

Sirvo um queijo amanteigado de Serpa como entrada para esquecerem depressa este meu texto.

Prato:

Nunca fui espectacular apreciador de sondagens. Dão-me sempre a impressão de serem uma espécie de poder subversivo que ninguém controla. A maioria dos casos serve excluivamente para apalpar o pulso da opinião pública numa perspectiva de futuro. Todavia quem sou eu para duvidar.

Talvez por me assolar esta dúvida é que me assustei com a sondagem que foi feita pelo JN e do qual eu retirei duas estranhas (serão mesmo???) conclusões. A primeira é de que o governo socialista mantém-se em alta e a segunda é que a esquerda continua a derrapar... a caminho de um precipício que ela própria criou.

Nunca gostei muito de radicalismos nomeadamente a nível partidário. Nem de esquerda e muito menos de direita. Porém o paradoxo dos partidos radicais numa democracia,é que usam esta para alcançarem os seus intentos, para logo a seguir a tentarem eliminar.

Ora bem… voltando à tal sondagem percebi que o Chega alcançaria o terceiro lugar o que equivale dizer que ultrapassaria toda uma esquerda que ainda há pouco tempo se honrava de ser a enorme obreira da recuperação de Portugal.

Isto obviamente quererá dizer alguma coisa…

Tenho consciência que os populismos baratos alastram a uma velocidade que envergonharia qualquer viruspandémico. Portanto para além de máscara, lavagem de mãos e afastamento social, seria de todo conveniente avisar o eleitorado para os perigos de certos agrupamentos(ou serão argumentos???) políticos.

Foi fácil para António Costa, no seu anterior governo da geringonça, abrir mão em prol de algumas exigências,oriundas tanto do PCP como do BE. Porque na verdade o governo foi sempre do PS… Constata-se agora que essas acções colaborativas estão a ajudar cada vez mais o PS aalcançar uma maioria absoluta, enquanto o Partido da Soeiro Pereira Gomes e o partido liderado por Catarina Martins resvalam perigosamente para o dito precipício.

A esquerda portuguesa tem forçosamente de se reconverter. Não nas suas ideias políticas, mas na forma como as transmitem à população. Se do PCP, demasiado ortodoxo, não creio observar qualquer mudança, já do BE gostaria de voltar a ver aquelas campanhas muito assertivas e que fizerem muito sucesso. Hoje os “outdoors” são quase cópias fiéis de slogans comunistas.Desapareceu a chama?

Termino com a sensação de que o povo jamais esquecerá as polémicas comemorações do 25 de Abril e do 1º de Maio neste tempo de confinamento.

Diria que foi uma perfeita caldeirada… desnecessária.

Sobremesa:

O CDS acabou. Desde a saída de Paulo Portas, o Partido do Largo do Caldas jamais se reencontrou… Passou a ser unicamente uma espécie de Chega. Mas na versão “light”.

 

 

José da Xã

 

 

20 comentários

Comentar post