Cumplicidades
UmAnónimo
imagem furtada ao esconderijo dos livros
Depois de ter visto mais um caso de agressões numa escola em Portugal, neste caso a um aluno especialmente vulnerável, e para além da crítica que deve ser feita à escola em questão, fica-me na cabeça é o conjunto de alunos que aparecem no vídeo a filmar.
E é sobre isto que quero debitar as minhas ideias. Fui de propósito consultar o código penal, para confirmar a minha ideia...
Artigo 27.º - Cumplicidade
1 - É punível como cúmplice quem, dolosamente e por qualquer forma, prestar auxílio material ou moral à prática por outrem de um facto doloso.
Ou seja, todos aqueles que estavam divertidos a assistir e/ou a filmar, sem qualquer ato de ajuda ou sequer de pedido de auxílio são, na prática, cúmplices do ato. Aqueles que, por omissão, auxiliaram o ato são cúmplices.
Não consigo perceber esta atitude. Crianças, que assistem a esta atitude bárbara, não tentam impedir, não esboçam qualquer intervenção, não pedem sequer auxílio, são tão culpados como o selvagem que agride.
Pego neste exemplo, mas esta situação repete-se por todo o lado. A pessoa que filma o assalto ou a agressão no Marquês de Pombal também é responsável, tenham santa paciência.
A vida não é postar videos e fotos para ter likes. Não é aproveitar para passar mensagens... "Já viram como (inserir local à escolha) é inseguro? Isto passou-se ontem...". E fez alguma coisa? Chamou sequer a polícia?
A sociedade somos todos nós. Não basta assistir e nada fazer.
PS: Numa nota que não tem nada a ver, só queria deixar os parabéns à excelente campanha que a Seleção Nacional de Andebol está a fazer no Mundial de Andebol. Mais um excelente jogo e já vão nas meias-finais. Afinal, Portugal não é só futebol