Desequilíbrios
O ultimo fecha a porta
Fomos supreendidos este dias por mais um investimento milionário num clube de futebol: o Newcastle.
Várias coisas me apoquentam:
- Vertente desportiva
A competição fica desiquilibrada quando um clube tem mundos e fundos ao dispor do seu dono contra clubes que têm de viver com as suas receitas tradicionais como bilheteira, prémios de jogo e direitos televisivos. Os mais fortes comem os mais fracos.
A regra do fair play financeiro é contornada via contratos de publicidade no montante dos prejuízos, ainda que nenhum adepto vá comprar o produto.
- Reais interesses por detrás
O que leva uma pessoa a gastar a fortuna num jogo de sorte ou azar, comprando passes de jogadores e gastando rios de dinheiro em salários?
- Adeptos
Que motivação têm os adeptos ou verem que não decidem nada no seu clube ou que este de acordo com os caprichos do seu proprietário?
- Até onde vai ambição
Quem investe neste desporto, seja por uma questão de gosto pessoal ou rentabilidade futura (via comissões, mais valias na venda de jogadores como accionista), tem também dinheiro para mover as "pedras" a seu favor.
- Luxos
Se esse dinheiro fosse investido nos países de origem, com melhores salários e criação de emprego, seria certamente melhor empregue.
O futebol à medida que os anos vão passando está-se a tornar numa industria cada vez mais desiquilibrada e umbiguista.