Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

09.12.20

Dezembro de 2020


Sarin

8F607F39-43D7-4CEC-8DCA-D33492FF72EF.jpeg

Os Médicos sem Fronteiras pedem a partilha das fórmulas e da tecnologia das vacinas da covid19, para agilizar a sua produção e as vacinas chegarem mais cedo a mais gente.

Os MSF fazem o seu papel.

E as farmacêuticas pegam nele e limpam o rabinho.

Porque não interessa a saúde pública, apenas o privado lucro. Mesmo que grande parte da investigação tenha sido desenvolvida, como quase sempre, nas universidades, e os  laboratórios admitam ser insuficientes para responder às necessidades de produção.

Árvore de Natal feita de garrafas: ideias

Entretanto, esta semana, começaram a ser negociados os futuros sobre a água na Bolsa de Nova Iorque. A água é um bem essencial e os futuros são contratos de compromisso de compra ou venda de uma determinada quantidade de um bem, a um determinado preço, dentro de um prazo acordado.

Dizem que não, que estes serão uns futuros diferentes pois o bem - a água - não será transaccionado e a aposta (a bolsa é sempre uma aposta) visa estabelecer e garantir os preços da água para os maiores consumidores, enquanto serve também de indicador de escassez da mesma.

Que a água seja vendida a preços distintos na torneira de cada cidadão de um mesmo país, já é uma iniquidade - mas especular com o seu preço?

E qual a distância que percorreremos entre estes futuros serem apenas garantia de preço e passarem a ser direito sobre o bem?

O acesso à água é um direito humano básico e incontornável. E, no entanto, não deixam de inventar maneiras de o contornar...

... enquanto 1/4 da humanidade vive sem água potável e 1/2 enfrenta os problemas da falta de saneamento.

E as empresas que nos engarrafam a água e negoceiam os futuros são as mesmas que recebem medalhas e muita publicidade por oferecerem casas-de-banho a uma escola num país muito pobre e muito longínquo deste ocidental modo de transaccionar o que é de todos.

 

Temo que Dezembro de 2020 não traga o Natal, mas o Armagedão.

 

5 comentários

  • Imagem de perfil

    Sarin 13.02.2021

    Infelizmente, caro José, podemos viver uma vida sem ouro, mas sem água não nos aguentamos uma semana.
    beijoca, até breve
  • Imagem de perfil

    cheia 13.02.2021

    Nem dois  dias! Em Angola, ao fim de um dia sem encontramos um rio, tivemos de pedir, pelo rádio, que  mandassem  um helicóptero  indicar nos um rio.
    Boa noite! Beijinhos.
  • Imagem de perfil

    Sarin 13.02.2021

    Tem de partilhar essa história connosco... essa, e outras :)
  • Imagem de perfil

    cheia 14.02.2021

    Com certeza! 

    "Morrer de sede"

  • Comentar:

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.