"Dynamic Pricing"
UmAnónimo
imagem furtada de economicsonline.co.uk
Está no prato do dia a discussão do preço dos bilhetes da reunião dos OASIS. Isto porque os bilhetes estão a ser vendidos pela Ticketmaster, que já tem uma série de problemas nos Estados Unidos.
Mas o que é o Dynamic pricing? é um sistema de vendas onde o preço flutua com a procura. Ou seja, tende a subir quando a procura é maior e a descer quando a procura é menor. Dito desta forma, não é surpresa nenhuma. O preço dos aquecedores sobe no Inverno e desce no Verão. O preço das viagens e dos hotéis é mais elevado na época alta, e mais barato na época baixa. Há quem defenda que os transportes públicos possam ter este sistema, para incentivar o uso fora das horas de ponta.
Mas a questão dos concertos é diferente. Enquanto os exemplos anteriores são cíclicos, os concertos não o são. Neste caso, é óbvio que uma reunião dos OASIS atrairía muita gente. Aqui não se aplica a expressão de preço dinâmico, pois não há nenhuma flutuação. Haverá sempre apenas uma tendência de subida, e como tal, a maximização do lucro da empresa que vende bilhetes (muitas vezes em exclusividade).
Como sempre, poderá gerar boas ou más situações. Poderá servir para incentivar a compra de produtos de época (frutas, por exemplo), mas também poderá gerar situações mais complicadas. Mas penso que esta maneira de colocar preços deveria ser sempre para situações ciclícas, em que esteja garantida não só a subida de preços, mas também a descida...