Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

10.06.24

Eleições Europeias: Por Meio Voto Se Perde, Por Meio Voto Se Ganha!


Filipe Vaz Correia



 

IMG_0626.png

 

 

O PS venceu as eleições europeias, por uma curta margem, mas venceu...

Por essa Europa a fora fomos vendo um conjunto de realidades diferentes, acentuadas com um pequeno crescimento da extrema-direita, num resultado eleitoral que demonstra os desafios em que está encontrada a União Europeia.

Desta noite várias interrogações ganharam força...

Não sabemos se António Costa será ou não o próximo Presidente do Concelho Europeu, se Van Der Leyen terá ou não de se entender com os radicais para assegurar o seu cargo, se a aposta de Macron em França, com a convocação de legislativas terá ou não sucesso, se o crescimento dos pró-Putin no hemisfério mais à direita terá ou não eco no parlamento europeu, se estes resultados terão ou não leitura nacional, porém, e aqui o porém tem muita força, parece-me importante salientar o regresso do bom-senso nacional ao analisar os resultados destas europeias em Portugal.

PSD e PS têm, juntos, 65% dos votos, em grosso modo, no universo eleitoral Português, o chega perdeu metade dos seus votantes, fosse para a IL ou para a abstenção, BE e CDU diminuíram a sua base eleitoral mas tudo somado o centro moderado continua a determinar o pensamento político Nacional.

Isso não é de somenos, é um pormaior, numa época de extremismos e radicalismos por esse mundo a fora.

Por isso, não será um pormenor, salientar este resgatar de civismo nas intenções de voto, sendo que convém esperar para ver se este pendor se mantém em eleições seguintes.

Para terminar, expressar a minha tristeza pela não eleição de Francisco Paupério, que me fez, como nunca pensei, torcer pela sua eleição, devido à empatia, moderação e graça, há muito não vista no panorama nacional,

 

 

Filipe Vaz Correia

 

 

 

3 comentários

Comentar post