Empatia é ver o mundo com os olhos dos outros
Marco
Ser empático é ver o mundo com os olhos do outro e não ver o nosso mundo refletido nos olhos dele.
Por Carl Rogers
Com a pandemia fez grandes alterações nas nossas vidas e nas nossas rotinas, tivemos que nos adaptar, e agora com o “fim das restrições” a tendência é que as nossas vidas voltem ao antigo normal.
Muita dessas restrições levara-nos a novos comportamentos, como o distanciamento social, deixamos de ver os nossos amigos, familiares e colegas, tem colegas que ainda não vi, desde que fomos mandados para casa, mas, no entanto, falamos todos dos dias. Com todas aquelas restrições senti-me oprimido e os níveis de ansiedade dispararam, e hoje tenho mais dificuldade, em conviver com os outros nem sei como vai ser o regresso ao escritório.
A empatia é importante, não apenas pelos outros, mas também por nós próprios. Ter empatia com os outros pode nos ajudar a estimular a conexão social e aumentar os nossos comportamentos de ajuda do próximo, e pode-nos ajudar a melhorar a capacidade de regular as emoções de stress e ansiedade, por vezes desenvolvidos ou agravados pela pandemia.
Com a minha ilustração tentei criar uma imagem que transmitisse a empatia pelo o outro, espero ter conseguido transmitir isso, também achei importante dar continuação ao tema levantado pela Rita PN e um obrigado por me ter inspirado.
Visitem o post da Rita PN aqui Nós e o outro e a empatia.