Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

08.02.24

Falta de ...


UmAnónimo

 

Hoje venho falar de faltas. Falta justificada ou injustificado? Falta de comparência ou de juizo? E isto porque, segundo o DN e a TSF, Luis Montenegro prepara-se para faltar aos debates com a CDU e com o Livre. E justifica-se com dificuldades de agenda e com o exemplo de Pedro Passos Coelho, que foi substituido por Paulo Portas em 2015, e que Jerónimo de Sousa foi substituido pela Heloísa Apolónia.

Começo já pelos argumentos. Estes debates foram marcados há algumas semanas e de acordo com os partidos. Vir agora falar em dificuldades de agenda é, no mínimo, sinal de desorganização. Depois, Paulo Portas não é Nuno Melo, e o peso do CDS/PP em 2015 não é o peso do CDS/PP em 2024. Basta dizer que o CDS/PP não elegeu um deputado nas eleições anteriores. Citar o exemplo da Heloísa Apolónia é só parvo, pois a sua presença foi a reação à substituição de Pedro Passos Coelho. Por último, não é por alguém ter feito anteriormente que torna a ação correta. 

E assim chegamos à ação própriamente dita. E esta não faz sentido. As eleições legislativas elegem os deputados que representarão os eleitores, e desta assembleia de deputados será formado um governo. Todos os partidos candidatos apresentam um "cabeça de cartaz", aquele que será o Primeiro-Ministro, se formarem um Governo. E uma vez que este é o único nome que fará parte do Governo (os outros serão convidados), faz sentido que seja ele a debater com os outros candidatos. Não percebo o que a AD pode ganhar ao enviar Nuno Melo aos debates com a CDU e o Livre. Será que Luis Montenegro está a pensar também em enviar o Gonçalo da Câmara Pereira a algum debate? Ou está apenas a abdicar de tempo de antena para tentar dar um balão de oxigénio ao CDS/PP? Não percebo esta estratégia... Mas Rui Tavares já a desmontou parcialmente quando, gentilmente, se ofereceu para alterar a data, a hora ou o local para permitir a Luis Montenegro estar presente.

Aproveito para deixar uma pequena nota a este formato de debates. Serão 10-15 minutos suficientes para os candidatos apresentarem as suas propostas e debatê-las? Ou acabámos com os grandes debates (em qualidade e em tempo) para ficar com isto?

15 comentários

Comentar post