Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

08.01.21

Golpe de Estudo


JB

   

6D4A49BC-7E88-441F-BE8D-5B9212DD7A58.jpeg*



  O dia 6 de janeiro passou a ser uma data infame para os Estados Unidos da América. Trump de alguma maneira conseguiu o que os democratas e as pessoas de bom senso em geral nunca conseguiram: Tornar impossível a qualquer pessoa que tenha um pingo de vergonha na cara ou que não seja obviamente estúpida defender o ainda presidente.
   Se por um lado o que aconteceu nesse dia foi absolutamente impensável, também se pode dizer que foi completamente previsível. Agora todos concordam e exclamam: 'O homem é louco, subiu-lhe o poder à cabeça.' Pois é... Eu já tinha avisado, bem vindos ao lado dos sensatos.

  Neste momento de derrota deplorável sinto-me finalmente empático relativamente ao Trump. Imagino o que lhe vai na cabeça, compreendo os seus sentimentos, posso practicamente garantir o que neste preciso momento Trump pensa: 

   -Mas o que é que eu fiz?

   Tem toda a razão. Afinal, não há nada de novo. Ainda na altura que fazia campanha contra a Hillary Clinton, numa altura em que lhe perguntaram se iria aceitar os resultados das eleições, Trump respondeu:

    - Apenas se vencer .

  Ninguém se chocou, quando Trump fez as mais variadas enormidades, desde pagar uma indemnização a uma estrela de filmes pornográficos para ela não revelar nada, passando por quase tudo que se pode imaginar e acabando a vender feijões na casa Branca** e ninguém se admirou, todos o defendiam. Quer dizer, menos comunistas e as fake news que estavam contra ele, mas esses toda a gente sabe que são muito tendenciosos e não são de fiar. As pessoas de bem, trabalhadoras e de direita, apoiavam Trump. Agora já não . 

   Compreendo o Trump, o seu comportamento sempre foi assim, porque é que já ninguém o defende? Não foi o Trump que mudou certamente. O que é que aconteceu?

 Vou dar um exemplo simples. Lembram-se no recreio da escola? Havia sempre um menino, que por ser maior ou mais velho 'apertava' com os mais fracos. Ele às vezes tinha graça e nós riamo-nos. Era só a brincar e mesmo que o mais  fraco não tivesse gostado da brincadeira isso a nós não nos importava, era só um e ninguém queria ter o matulão como inimigo. Depois ele ficou mais violento, e mais, e mais. Até que resolveu tomar a escola de assalto. Falou com a turma e preparou o plano.   Quase todos na turma disseram que era uma ideia excelente e que iam lá estar a ajudar na reconquista.

  Chegou o dia e o matulão foi para a escola para a conquistar, chegou à porta e viu que em vez de estarem todos os elementos da turma para o apoiar, só estavam lá três. Um que era o seu primo mais novo e um casal de irmãos gémeos da sua turma, com um profundo atraso cerebral.

  O bully não compreendia, assim como Trump não compreende: "Porque me abandonaram?"

  Para qualquer pessoa com o mínimo de inteligência emocional, é fácil de compreender. Quem lidera através do medo e da perseguição aos mais fracos, só atrai cobardes e medíocres. Com cobardes e medíocres não se conseguem revoluções, conseguem-se apenas estas tristes figuras. Uns milhares de privilegiados invadem o capitólio americano aos gritos, levam um tiro, sofrem uma baixa e saem de lá a correr e a hastear a bandeira branca. Resultado desta iniciativa autodenominada: 'salvar a democracia'? Dois mortos e atrasou a confirmação de Joe Biden por umas horas. Um golpe de estado à imagem de Trump e dos seus apoiantes: destrutivo, perigoso, medíocre, barulhento e inútil.

  Também morreu um polícia, estremeço de imaginar o massacre que teria ocorrido se em vez de americanos brancos com o boné ridículo do Trump, fossem americanos negros com a Tshirt do Black Lives Matter a invadir o edifício do Capitólio. Espero que estes terroristas sejam punidos exemplarmente, o que aconteceu dia 6 de janeiro foi uma tentativa de golpe de estado; pífia, ridícula e irrelevante é certo, mas muito grave e que deve ser levada a sério e ter consequências igualmente graves, sérias e exemplares.

  A nós por cá, o que nos interessa?

 Tudo.

  Era bom que se aprendesse. Trump deu todos os sinais, nunca enganou ninguém. Bolsonaro idem, Ventura idem, Bruno de Carvalho idem, Nicolas Maduro idem, etc etc. Sejam de esquerda, centro ou direita são todos frutos da mesma árvore, basta ouvir o seu discurso demagógico, agressivo e populista. Dizer que eles são como os outros é como dizer que um roubo é a mesma coisa que um homicídio porque ambos são crimes.
  Não. Não é a mesma coisa. Não são a mesma coisa, são muito piores.

  Tenho a fantasia de que se pudesse aprender com estes exemplos, às vezes acho impossível porque as pessoas são muito diferentes e nem todos entendem as coisas de forma semelhante. Outras vezes acontecem coisas destas, falhanços tão ruídosos e humilhantes que acordam e permitem um salto em frente.

  Prevejo que Trump tenha as mesmas hipóteses de ser presidente do que o Bruno de Carvalho, tanto do Sporting como dos Estados Unidos. Isto foi a 'Invasão a Alcochete' de Trump. Mais devagar ou mais depressa, as pessoas aprendem. Infelizmente no caso do Trump e BdC foram precisos estes tristes episódios protagonizados por cobardes, esperemos que com outros não seja preciso chegar a tanto.     Vamos a tempo.

  Aos que ainda apoiam estes sociopatas populistas, aprendam por favor e não deixem que as coisas cheguem a este ponto,  aprendam a detectar os tiques no discurso e nunca relativizem. Senão, tornam-se cúmplices. Morreram duas pessoas, podiam e ainda podem ser muitas mais. Aos outros, aos que nunca os apoiaram e aos que apoiaram mas já não apoiam, só digo:

  -Estamos juntos. 

 

 

JB

 

* (fotografia do jornal the guardian https://www.theguardian.com/us-news/2021/jan/06/us-capitol-trump-mob-election-democracy)
**( Aqui apenas mencionei uma pequena amostra da sinopse de um resumo de uma síntese do sumário telegráfico dos escândalos e declarações inaceitáveis de Trump, não tinha tempo para tudo...) #injetalixivia #empurrapafoto #xenofobia #racismo #bombanofuracao #grabthembythecat #Covid19 #MerylStreep #fogoefuria #womanmanpersoncameratv #MeganKelly #telefonema #twitter #facebook #Giulliani #corrupcao #etcetc

 


  

 

77 comentários

Comentar post

Pág. 1/2