Guterres
JB
Nunca simpatizei especialmente com António Guterres mas desde que é secretário geral da ONU que comecei a gostar dele e a ter orgulho por ter um Português num lugar de tanta importância e por onde passaram antes tantas personalidades de tanto destaque e tão respeitadas por todos.
Num cargo que normalmente é de consensos Guterres vê-se agora envolvido numa polémica por causa das suas declarações. Israel pede a sua demissão e por cá, a Iniciativa Liberal já emitiu um comunicado a condenar tais palavras.
Que declarações foram essas?
Entre outras coisas começou por dizer: “É importante ter princípios claros, começando pelo princípio fundamental de respeitar e proteger os civis” e depois continuou:
“É também importante reconhecer que os ataques do Hamas não aconteceram do nada. O povo da Palestina tem sido sujeito a 56 anos de uma ocupação sufocante. Viram as suas terras serem constantemente devoradas pelos colonizadores e assoladas pela violência. A economia está sufocada, há pessoas deslocadas e as suas casas demolidas. As suas esperanças de uma situação política para a sua situação têm vindo a desaparecer. Mas as reivindicações do povo palestiniano não podem justificar os ataques terríveis do Hamas. E esses ataques não podem justificar a punição coletiva do povo palestiniano”;
Terminou com:
“Para aliviar o enorme sofrimento, tornar a ajuda humanitária mais fácil e segura e possibilitar a libertação de reféns, reitero o meu apelo para um imediato cessar-fogo humanitário. Excelentíssimos, mesmo neste momento de risco grave e imediato não podemos perder de vista o único alicerce realista para uma paz verdadeira e estabilidade: uma solução dos dois Estados. Os israelitas devem ver materializadas as suas necessidades legítimas de segurança. E os palestinianos devem ver concretizadas as suas legítimas aspirações de um Estado independente, em conformidade com a resolução das Nações Unidas, as leis internacionais e os acordos anteriores”.
Nada disto me parece divisivo, parecem-me declarações justas e ponderadas de alguém que decidiu não enfiar a cabeça na areia como se fosse uma avestruz e ver a realidade como ela é. Não consigo entender como é que alguém além dos Israelitas pode criticar estas declarações. A iniciativa Liberal tem sido uma enorme desilusão para mim e com esta posição desapareceu do meu radar, estão quase ao nível de um chega. Guterres por seu lado subiu ainda mais, hoje em dia o meu orgulho nele nunca foi tão grande e acho a sua posição muito corajosa e humana, ao nível da instituição que encabeça.
Obrigado
JB