Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

06.02.22

Há mais doenças além de covid - cancro


O ultimo fecha a porta

20220116_101145.jpg

Sobre as eleições já muito foi dito. Surpresa a maioria absoluta do PS. De resto o que escrevi há duas semanas confirmou-se. Tinha um tema pensado para escrever esta semana: a sentença do deputado José Silvano (alto quadro do PSD) por suspeitas de fraude nas falsas presenças no parlamento. Porém a sentença foi adiada porque a juíza está com covid. 

 

Por isso, vamos falar de um tema que já há dois anos vem havendo alertas: a luta contra o cancro.

Se há coisa que as datas simbólicas têm de bom, é dar protagonismo a alguns temas, que no meio da espuma do dia a dia são esquecidas e sem necessidade de peditórios à porta do cemitério.

 

Esta doença silenciosa foi das que mais perdeu para a COVID. Os rastreios ficaram para segundo plano, com atrasos na reinstauração de postos móveis de rastreio nas regiões fora da capital e com adiamentos sucessivos de consultas. A Liga contra o cancro já tinha alertado em 2020 para este flagelo, bem como denuncia que os doentes chegam ao hospital com o cancro mais avançado e não raras vezes com mais probabilidade de ser irreversível.

 

A concentração prolongada de meios com o COVID, a centralização da tomada de decisões em Lisboa e a necessidade de mostrar trabalho para as estatísticas do vírus está a trazer outras consequências que já se começam a tornar visíveis.

7 comentários

Comentar post