Herman José: 40 Anos De “O Tal Canal”
Filipe Vaz Correia
O Tal Canal fez 40 anos e recebeu uma merecidissima homenagem da RTP, marcando assim um momento que seria transformador do humor e da televisão Portuguesa.
Herman José é um dos maiores vultos da História da cultura do nosso País, alguém que através da sua genialidade soube esventrar paradigmas, deslocar dogmas e com o seu aguçado humor, a sua superior inteligência, transformar toda uma geração de Portugueses até aos dias de hoje e através deles, filhos e netos.
Sem o Tal Canal e sem Hérman José, Portugal seria nos dias que correm um País mais cinzento, mais sombrio, menos luminoso.
Eu faço parte dessa geração que cresceu com o Hérman, com o Casino Royal, Hermanias, Roda da Sorte, Parabéns, Hérman Enciclopédia, entre tantos outros programas que nos entravam casa a dentro, muitas vezes para descontentamento de uma geração mais velha e que entendia o humor de Hérman José como brejeiro e às vezes ordinário.
Era uma geração em muitas medidas castrada e cinzenta, vinda de um Portugal carregado de tabús e segredos e também nesse aspecto Hérman José foi uma lufada de ar fresco no panorama nacional.
Parabéns e obrigado Hérman José por tantos anos de genialidade e essencialmente por me ter dado o gosto de poder crescer amarrado à tela da televisão olhando para o melhor que a cultura portuguesa tinha e tem entre si.
Filipe Vaz Correia