Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

15.07.20

Impulso Digital Pandémico


ó menina

A pandemia do Covid-19 funcionou como um acelerador digital que nos faz sentir próximos apesar do distanciamento físico e tem benefícios económicos e até ecológicos mas aumenta as assimetrias no acesso à saúde e assistencia social.

O programa 'Linha da Frente' que a RTP exibiu esta semana debruçou-se sobre como sobrevivem os mais velhos às pensões de miséria portuguesas. Percebemos que, apesar de existirem alguns programas e ajudas disponíveis para tentar diminuir as dificuldades sentidas pelos que vivem com rendimentos inferiores ao valor estabelecido como limiar de pobreza e que são muitas vezes também cuidadores ou portadores de deficiência, por desconhecimento ou falta de coragem para ultrapassar os desafios burocráticos que exigem apoios como o Complemento Solidário para Idosos, Financiamento de Produtos de Apoio pela Segurança Social, Subsídio de Assistência por 3a Pessoa... não estão a ser solicitados por todos os que a eles têm direito.
Por outro lado, soube-se ainda esta semana que o Estatuto do Cuidador Informal, uma das bandeiras do Bloco de Esquerda (BE) , teve apenas 191 pedidos a nível nacional apesar de existirem cerca de 800 mil cuidadores informais, em Portugal, dos quais 250 mil são cuidadores a tempo inteiro. O BE propõe que seja criado um programa que divulgue o Estatuto do Cuidador Informal e os benefícios associados. Eu, sugiro que o programa seja mais alargado abrangendo outros apoios e que para além da divulgação crie equipas de proximidade que possam ajudar os mais vulneráveis, pobres e infoexcluidos, a chegar aos apoios a que têm direito. É que se já se sentiam intimidados pelos processos imaginem como se sentem, agora, quando lhes dizem 'tem que marcar online' e eles não sabem o que isso significa. 

 

newspapper_report_e993830ad013811e-945x462.jpg

Ó Menina

1 comentário

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.