Kanye ‘Ye’ West
JB
Nunca fui grande conhecedor da carreira do Kanye West (agora conhecido por Ye), sabia que era um artista e guru da moda, que anunciou que se ia candidatar à presidência dos Estados Unidos mas ultimamente tenho ouvido falar mais dele e não pelos melhores motivos.
Ye tem-se desdobrado em entrevistas onde faz progressivamente declarações mais chocantes. Tem sido acusado de anti-semitismo e de estar a ter um surto bipolar em direto e ao vivo para o mundo. Divorciou-se, os seus parceiros de negócio são cada vez menos e ainda ontem a Adidas anunciou que terminou a parceria com ele.
Trago hoje este assunto porque um dos meus entrevistadores preferidos de podcast conversou com o Ye e achei que valia a pena partilhar a conversa.
São duas horas e meia que pode ver AQUI,
Bem sei que duas horas e meia é muito tempo por isso vou falar na minha parte preferida da entrevista:
É notório que Ye tem uma excelente opinião dele próprio e nos seus longos discursos fala muitas vezes em termos pouco abonatório dos judeus, ou da 'Jewish media', mas o Lex Friedman demonstra porque é que é dos meus entrevistadores preferidos na atualidade e interpela-o usando o seguinte argumento:
"Não fales em judeus ou nos media judeus, dizes que és um homem à seria então chama as pessoas pelos seus nomes individuais e vai à guerra. Não lances uma mancha sobre um povo só porque não tens coragem de enfrentar os indivíduos. Com essa covardia estás a contribuir para alimentar poços de ódio e ressentimento que existem pela sociedade, um grande homem não faz isso."
(tradução minha muito livre)
Foi a primeira vez que vi o Kanye 'Ye' West sem resposta. O que só demonstra inteligência, porque o Lex tem toda a razão. Quem diz Judeus, diz ciganos, negros, chineses etc etc.
Nem que fosse só por isto, já valia a pena a entrevista.
Bom fim de semana
JB