Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

10.03.22

Land of Confusion


The Travellight World

Eu ainda era uma criança quando Sting lançou a canção “Russians” e o Rocky derrotou o soviético Ivan Drago no cinema. Lembro-me vagamente do acidente de Chernobyl e bem melhor do vídeo dos Genesis “Land of Confusion” que terminava com o boneco do Ronald Regan a explodir o planeta ao carregar, por engano, num botão vermelho que dizia “nuke”.

Havia um sentimento de insegurança no mundo, que eu na época não compreendia inteiramente, mas intuía. Uma espécie de “nós contra eles” que nunca pensei ver renascer depois da queda do muro de Berlim.

Passaram-se muitos anos de lá para cá, a URSS desintegrou-se e o mapa da Eurásia ganhou novas linhas. Nas minhas viagens tive a sorte de conhecer muitas destas recém formadas nações, passei pelos Balcãs e por grande parte da Europa de Leste. Visitei também a Rússia e foi uma experiência maravilhosa. Guardo boas recordações de todos estes países.

É por isso com maior choque e descrença que assisto de dia para dia, ao horror que se abate sobre o bravo povo ucraniano.

Vejo e não quero acreditar…

Cidades arrasadas, mortos, pessoas que em poucos dias ficaram com as suas vidas destruídas e agora se veem como refugiados, a fugir com os filhos e o pouco que conseguem carregar.

As guerras, já se sabe, nunca pararam. Há muitos conflitos a acontecer diariamente no mundo e tragédias humanitárias que nem chegam a passar no jornal das 8 (e se passam, é de raspão), mas um conflito como este, que escalou com uma rapidez vertiginosa e que pode ganhar contornos de uma III Guerra Mundial, e pior ainda, nuclear, acho que ninguém antecipou.

É a prova de que a história está sempre a repetir-se e que a humanidade pouco ou nada aprende com os erros do passado.

O Sting, achava que a sua canção “Russians” nunca voltaria a ser relevante, pena que ele estava errado…

3 comentários

Comentar post