Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

16.03.23

Last of Us


JB

90872D83-5A7E-4EC0-BCD3-1713B22622EF.webp

(Bella Ramsey - Pedro Pascal)                        (Troy Baker - Ashley Johnson)


 Terminou a série Last of Us  da HBO.

 Uma série baseada num videojogo que foi lançado inicialmente na (já velhinha) PlayStation 3. Quem jogou na altura não teve dúvidas da qualidade do argumento e jogabilidade que tornou LoU num êxito imediato. 
 Infelizmente para os apreciadores de videojogos as adaptações para 'live action' têm sido quase sempre muito más, ocasionalmente lá aparece uma que é mediana mas nunca, até agora, tivemos uma adaptação que nos orgulhasse, o que só perpetuava o estigma de que os videojogos eram realmente, uma forma de entretenimento inferior.

 Isso mudou com The Last of Us.

Agora o mundo percebeu que esta tradição humana tão antiga de contar histórias não tem nenhuma regra. Pode contar-se uma história numa fogueira ao ar livre (como faziam os nossos antepassados), enquanto se partilha uma refeição, num livro, num blogue, num filme e até mesmo (pasme-se) num videojogo.

Nada disto é novidade para os apreciadores de jogos como eu, mas o mundo agora ficou a saber isso mesmo. A história de Joel e Ellie  é intemporal e está carregada de humanidade, empatia, acção, humor e drama. Dificilmente alguém ficará indiferente e não é por acaso que LoU já se tornou a série de maior sucesso de sempre em serviços de streaming. 

 Hoje venho felicitar todos aqueles que sabem aquilo que alguns de nós já sabiam desde 2013:

Last of Us é mais uma das grandes histórias que alguma vez foram criadas e contadas e foi criada para um meio visto até há pouco tempo como menos nobre e menos digno, os videojogos. Só quem nunca viu a série pode duvidar disso. Até se pode não gostar do género mas não acredito que se possa duvidar da qualidade da produção, do argumento e da representação pelos actores do jogo e agora da série televisiva.

 Antecipo que a primeira série do LoU vai ser das mais premiadas de sempre quando chegar a altura e isso, a acontecer, será justo e merecido.

 Se por acaso ainda não viu a série recomendo que evitem spoilers ao máximo e vejam assim que puderem (como puderem), se já viram então só me resta dizer:

 Bem vindos!

 

JB

 

 

1 comentário

Comentar post