Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

05.11.21

Let’s talk about sex


JB

 

   Esta semana vi mais uma daquelas 'notícias' inexplicáveis. Desta vez era: 'homem dá à luz um bebé'. Claro que depois de ler um bocado percebe-se que o 'homem' que deu à luz tinha na realidade nascido mulher, depois resolveu mudar de sexo mas antes da operação completa teve um bebé, os media adoram o show e dão a notícia como se algo realmente extraordinário tivesse acontecido, não é o caso.

 Nos desportos de uma forma geral também existem cada vez mais recordes femininos a serem quebrados, grande parte deles por atletas que nasceram homens mas que decidiram a certa altura da sua vida mudar de sexo e que por isso passaram a competir com mulheres e a serem muito melhor sucedidos.

 Nada disto faz muito sentido para mim, chega mesmo a roçar o ridículo quando uma pessoa como a Caitlyn Jenner (ex-Bruce Jenner) foi eleita para receber o prémio de 'mulher do ano' nos Estados Unidos. Logo ela, que era mulher há tão pouco tempo, não haveria nenhuma que merecesse mais?

 Não quero parecer uma pessoa insensível ou pouco empática, mas também não quero que as palavras percam o sentido. Sou conservador nesse aspecto. 
 Hoje como disse venho testar as águas, venho declarar algo que me parece óbvio e cientificamente demonstrável mas que apesar disso é uma afirmação cada vez mais polémica, digam-me por favor se concordam com ela:

 O sexo com que se nasce é algo imutável ao longo da vida.

É só isto, qualquer célula do nosso corpo tem a nossa informação completa, incluindo o sexo. Ignorarmos este facto só porque magoa os sentimentos de algumas pessoas é parvo e inútil. É o mesmo que declarar que cada pessoa pode decidir a idade que tem porque a idade é um estado de espírito. Se a Lili Caneças amanhã decidir que tem dezoito anos, quem somos nós para lhe dizer o contrário? Porque não descreve a realidade e senão as palavras deixam de ter significado, respondo eu à minha propria pergunta.

Por muito claro e evidente que isto me pareça também reconheço que talvez esteja na minoria dos que pensam assim, será o caso?

Às vezes oiço que o sexo é uma construção social, que isso não existe na natureza etc etc. Não faz sentido para mim, nenhum.

O que é que os meus amigos pensam? Alguém me explica o que estou a ver mal?

 

 

JB
   

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.