Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

18.06.21

Linha do Douro


JB

 

51106CDA-12EB-4E6F-9CCC-C9CF6F82B042.jpeg*fotografia de Fernando 'Jug' Pereira

A nossa linha de comboio do Douro é das mais bonitas do mundo.

O Sr. Vítor (nome fictício) tem cerca de 50 anos e é maquinista numa dessas linhas. 
Está habituado às suas magníficas paisagens mas nunca deixa de as apreciar, é o seu dia a dia, muitos diriam que é um homem de sorte.

Infelizmente a realidade do trabalho diário deste maquinista português da CP da linha do Douro tem outros aspectos mais sombrios.

Como ontem por exemplo, dia 17 de junho de 2021. 
O Sr. Vítor foi trabalhar como de costume, já depois das cinco da tarde quando ia a passar na bonita zona de rio tinto reparou algo que lhe chamou a atenção quando passava numa passagem de nível da localidade. Uma jovem de 21 anos estava a ter um comportamento estranho. O Sr. Vítor é um maquinista experiente,  identificou rapidamente este comportamento, alertou de imediato as autoridades para uma possível tentativa de suicidio.

As autoridades chegaram a tempo, não houve registo de qualquer incidente com essa jovem. 
Chegou ao Porto como previsto, trocou para a cabine no extremo oposto do comboio e começou a fazer a linha em sentido contrário como habitualmente.

Por esta altura já são 19horas, vamos mais ou menos no km 25 da linha do Douro. O Sr. Vítor provavelmente ainda iria a pensar na menina que 'salvou' quando subitamente vê um homem à frente do seu comboio, mesmo no centro da linha. O Sr. Vítor não pode fazer nada a não ser fechar os olhos e contrair o corpo, talvez tapar os ouvidos mesmo antes do impacto...
Há um fascínio inexplicável pelos comboio em pessoas com pensamentos suicidas, todos os que trabalham nos comboios sabem isso. 
Todos os que lidam com esta realidades sabem que o Sr. Vítor (que hoje está em casa em baixa psicológica), não se sente um homem de sorte.

Tudo isto me impressiona muito.

Este é o outro lado da bonita linha do Douro.

Tudo isto aconteceu ontem.

 

 

JB

3 comentários

Comentar post