Lionel Messi: Um Novo “Deus” No Olimpo Do Futebol…
Filipe Vaz Correia
A Argentina de Messi venceu o campeonato do mundo de futebol e Lionel Messi eterniza-se no Olimpo divino dos imortais.
Nunca gostei particularmente de Messi, dessa veneração com que o brindavam pelo grande Barça onde jogava...
Sempre vi em Messi muito menos do que os seus indefectíveis admiradores, pois jogar e vencer naquele Barça de Guardiola parecia-me muito fácil quando comparado com o trajecto de Ronaldo, para não falar de Maradona que escolheu Nápoles para fazer o impossível.
Sou Maradoniano, faço parte daquela geração que cresceu vendo "el pibe de ouro", e por isso qualquer comparação de Messi com Diego me encanitava, irritava imensamente.
Um dos argumentos que sempre usava para distinguir os dois era o facto de Maradona sozinho ter levado a Argentina à glória, nos relvados do México, escrevendo com os pés uma das mais belas páginas poéticas de que existe memória.
Pois bem...
Messi conseguiu.
Com a vitória na copa América e principalmente com este título mundial, Lionel Messi carimba a sua entrada no Olimpo e conseguirá, para a maioria dos adeptos mundiais, se tornar no melhor e maior da história.
Será Deus, infelizmente escrevo, maior do que Maradona, maior do que Cristiano, do que Pelé, do que Zidane ou Ronaldo.
A história irá descrevê-lo como o maior de sempre, o Alexandre o Grande do império futebolístico.
Da minha parte manter-me-ei devoto de São Maradona, provavelmente apenas acompanhado pelos Napolitanos que jamais abandonarão aquela dança imaginária de um singelo ragazzo de azul celeste levando toda uma cidade pobre do sul de Itália, aos píncaros do futebol mundial.
Mas para o resto do mundo...
Messi será divinamente único.
E depois deste campeonato do mundo fica mais difícil escrever o contrário.
Parabéns Argentina...
Parabéns Messi.
O Olimpo do futebol aguarda-te.
PS. Como escrevo este texto antes do Natal quero aqui desejar a todos os que acompanham estas SardinhaSemlata um excelente Natal para vós e para todos os vossos.
Permitam-me em especial desejar um óptimo Natal aos meus companheiros de viagem nesta lata e que dia após dia compõem com os seus textos os trilhos desta aventura chamada SardinhaSemlata.
Bom Natal para todos.
Filipe Vaz Correia