Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

25.02.24

Mariana Mortágua e André Ventura: são mais as semelhanças que as diferenças


O ultimo fecha a porta

Nas últimas semanas, houve uma personalidade que me chamou atenção pela negativa: Mariana Mortágua.

 

Comecemos pelo Chega e por André Ventura. O estilo trauliteiro não mudou: as fake news, as manipulações de factos com layouts de jornais reputados, as ameaças de violência, os tiros inventados e o apoio perigoso a forças de segurança, dando-lhes a luz ao fundo do túnel nem que seja a luz do abismo. 

De Mariana Mortágua, já me tinha chocado o discurso anti literacia financeira. Quando vi a primeira vez, achei que era mentira, mas não. O Bloco de Esquerda acusa que a literacia financeira favorece o lucro rápido e o capitalismo. Depois veio a história da renda da avó. A imprensa descarou a aldrabice que nunca percebi porque a Mariana Mortágua a trouxe para terreiro, qual estilo de André Ventura. Esta semana, no debate com todos, vi novamente a economista Mariana Mortágua num estilo trauliteiro a acusar a "Direita" (pondo todos no mesmo saco) de usar a diminuição de impostos para concentrar riqueza e cpm generalizações sobre as fontes de financiamento.. 

Volta Catarina que estás perdoada! Deixo aqui o print screen da tolice da literacia financeira.

 

Ambos radicais, populistas, impulsivos, manipuladores e a disparatar para todos os lados. Baseiam-se em generalizações, pegando numa situação isolada, fazendo com  que todos sejam os maus da fita. Não sei em quem vou votar, mas nos extremos, nem de um lado nem do outro, não será certamente. Não trazem nada de bom.

 

P.S: Preocupa-me bastante estas manifestações das forças de segurança. Pela função que ocupam num estado de direito, há coisas que não são admissíveis.  Usar a sua função para chantagear a democracia, as eleições? Coagir políticos? Baixas médicas todas em simultâneo no momento de luta?  Ter um partido de extrema direita a patrocinar e ser porta voz?

É curioso que lançam as promessas incendiárias e anti demcráticas, depois vêm as críticas e, qual estilo Mortágua ou Ventura, afinal, queriam ... dizer outra coisa, bla, bla, bla. Gostei muito da resposta de Pedro Nuno Santos quando confrontado com este protesto no debate. Muito corajosa e assertiva. Agora, até os militares querem ir para a rua protestar. A história e muitos países noutros continentes mostra-nos o que acontece quando o poder militar interfere na vida democrática.

Perdem a razão pelos meios que usam e pelo abuso de poder.

 

4 comentários

Comentar post