Mesa De Frades: Uma Casa Portuguesa Com Certeza
Filipe Vaz Correia
Na Sexta-feira fui à Mesa de Frades em Alfama, casa de fados do guitarrista Pedro de Castro, onde jantei lindamente e tive o privilégio de assistir a uma noite de fados absolutamente divinal.
A voz da Teresa Landeiro, entre uns copos de vinho tinto, a guitarra portuguesa do Pedro de Castro, entrelaçado com o maravilhoso bacalhau com broa num ambiente secular num antigo palácio da antiga Lisboa.
Casa cheia de gente, de almas lusas e estrangeiras, num respirar pulsante que palpitava a boa nova...
O fado resiste e com ele o sentir Lusitano.
Mas a surpresa da noite foi a presença de Gaspar Varela, 20 anos, bisneto de Celeste Rodrigues e sobrinho bisneto de Amália Rodrigues, que se juntou com a sua guitarra portuguesa para nos presentear com um bálsamo de talento, de genialidade, de brilhantismo.
Gaspar Varela é único, tão único como surreal, na inusitada vontade de nos fazer crer que é verdade aquilo que não pode ser...
É impossível que alguém toque assim.
Ao lado de Madonna nas suas digressões, ele parece imenso, gigante na sua tenra idade, na imberbe imensidão de um génio mas ali...
Diante de nossos olhos, apesar de parecer de carne e osso, o som que sai de sua guitarra, da cordas daquele pequeno instrumento, ele parece ainda maior, mais irreal.
Recomendo vivamente uma visita à Mesa de Frades, um local único, com sensações únicas, num cenário único.
Viva Portugal, Viva o Fado.
Filipe Vaz Correia