Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

20.03.23

Morreu Rui Nabeiro: O Último Empresário Português


Filipe Vaz Correia



 

AA289C88-78FE-4CF6-B411-9874FFCD4ADD.jpeg

 

Morreu Rui Nabeiro, um homem singular numa época de homens pequenos.

Recebi esta notícia de forma triste e pesarosa pela admiração que nutria por esta pessoa que apesar de não conhecer sempre me cativou.

Rui Nabeiro foi um homem para além do seu tempo, não só pela maneira como construiu o seu império no mundo dos cafés mas essencialmente pelo traço humano que sempre incutiu na liderança das suas empresas.

Era alguém estimado no seu Alentejo, mas será justo dizer que a sua reputação ultrapassava fronteiras, nacionais e internacionais.

É fácil imaginar que com gente como Rui Nabeiro os preços do supermercado neste período inflacionário seriam provavelmente diferentes, que a sua visão de capitalismo e de mundo era mais humana do que selvagem, mais próxima das gentes do que afastada dessa realidade.

Morreu o último grande empresário Português, dos pouquíssimos que souberam valorizar os seus trabalhadores, mesmo com lucros imensos, próprios de uma visão e de um império de sucesso, nunca descurou aqueles que para ele trabalhavam e também por isso sendo capaz de gerar à sua volta um unanimismo singular e único.

É com tristeza que escrevo estas linhas mas com singela admiração que celebro o Homem que ontem partiu.

Não lhe chamo de comendador por achar que esse título está acompanhado por outros nomes que não o honram, devido à sua impoluta dignidade e ao seu bom nome.

Até sempre Rui Nabeiro...

Que o seu exemplo possa perdurar em tempos tão parcos de excelência e humanidade.

 

 

Filipe Vaz Correia

 

 

 

 

6 comentários

Comentar post