Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

29.05.20

Morte à tolerância


JB


  Sou contra a tolerância.

  Argumento que a tolerância é a razão de muitos males. 
  Não foi certamente a tolerância a culpada de um polícia, nos Estados Unidos (where else?) esmagar o pescoço de um cidadão durante vários minutos, enquanto era filmado e ainda se ouviam pedidos de socorro. Não foi a tolerância que provocou a morte desse cidadão de origem africana. Não foi a tolerância a responsável pela sequência dantesca de imagens, em que um psicopata, com as mãos nos bolsos (que para mim, por algum motivo, torna tudo mais chocante) e com o ar mais tranquilo do mundo, aplica uma pressão constante e assassina  em George Floyd. 
  Não posso garantir que foi racismo, assim como existem muitas outras coisas igualmente óbvias que não posso garantir, mas para mim isso não é importante, foi um assassinio a sangue frio e que deixará ondas de choque durante muito tempo. Ondas de choque que já se sentem, discussões sobre a alegada  resistência da vítima,  virem à tona muitos vídeos onde os polícias são ensinados essa 'técnica de esmagar pescoços', mais uma vez, cada um veste a camisola do seu clube e vai para o respetivo lado da bancada mandar bitaites. 

  O que pensarão, os vizinhos, os amigos, os sobrinhos, todos os de etnia africana que conheciam o George Floyd, o medo que devem sentir, a raiva e a frustração. 
  A esses a grande promessa da sociedade é, 'nós vamos melhorar, seremos mais tolerantes!'

  Odeio a palavra tolerância, afasta-nos, torna-nos menos empáticos. Como ter empatia por alguém que me pedem para tolerar?

 Detestável.

 Quando foi a última vez caro leitor, que recebeu um convite para ir a qualquer lado e a pessoa que o convidou disse, 'bora ir ao café central? Estão lá uns primos meus, mas podes vir na boa que eles toleram-te'. Ou imagine que é calvo e antes de entrar no El Corte Inglês vê um cartaz 'toleramos carecas, bem vindo'.

Alguém tem a ambição de ser 'tolerado'?  

Será que pode haver palavra mais paternalista (no mau sentido)mais carregada de superioridade e denotadora de ausência de empatia? Não me ocorre nenhuma. 
  Eu tolero a música alta do vizinho, a mau cheiro do pinheiro  do taxista pendurado no retrovisor e as embirrações dos meus filhos. Tolero coisas, que considero desagradáveis, não pessoas.

  Menos tolerância, mais empatia. Em vez de olhar para os outros com o pensamento pretensioso de 'sou um excelente gajo, tolero toda a gente', vamos olhar pelo outro, tanto no sentido literal como figurado. No sentido literal como sugeriu outra sardinha deste cardume no dia de ontem  (props triptofano)  denunciando, filmando e até intervindo se for caso disso. No sentido figurado desafio eu, pelo olhar do outro, imaginar durante uns segundos apenas, estarmos no lugar daquele homem que certamente nunca quis ser tolerado, só queria que o ouvissem e que o deixassem respirar.
  Houve um inominável ser, que provavelmente diria de si mesmo que tolera muito bem pretos e ciganos, um polícia cujo o lema é 'to protect and serve' que não o deixou, não o ouviu.  Como não ter empatia por alguém que pede para respirar? 

Morte à tolerância.

 

JB


  
  

 

 

 

35 comentários

Comentar post