Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

16.05.21

O Alcazaba do Alhambra e a Inspiração de Aben Hácen...


Robinson Kanes

 

alhambra_granada.jpg Imagens: Robinson Kanes

 

A história do Alhambra como um todo é simples. O que hoje vemos de tão belo complexo começou a ser construído com base numa pequena fortaleza no século IX. Todavia, como espaço de reis, vida e intrigas só começou a ser utilizado por Muhammad Ibn Al-Ahmar (Muhammad I) em 1237. Até lá era no Albaicin, a colina em frente deste espaço, que se encontrava o comando do Reino de Granada. Esta mudança levou a um afastamento do povo e ao início das já habituais intrigas palacianas, aliás, o neto de Muhammad I, Muhammad III viria a ser traído e morto em 1308 depois de erguer a Mesquita do AlhambraEsta questão das intrigas e das tomadas de poder não é nova... aliás, já havia sido referido que estes conflitos levaram a que Granada pudesse cair mais facilmente nas mãos dos cristãos.

alhambra_granada (4).jpg

É fácil imaginar Aben Hácen do alto do Alcazaba na Torre de la Vela (a mais alta do complexo), mesmo no monte de Sabika, a interrogar-se sobre o que haviam sentido os seus antepassados no século IX... um sentimento de construção e defesa do reino, de espalhar a sua fé e de garantir a permanência do califado por terras da Península Ibérica. Terá sido esse um dos motivos que o inspirou a atacar Zahara e que tão graves consequências trouxe para aquele reino? Nunca saberemos. Saberemos apenas, a versão “oficial” de que alguém iria desembainhar primeiro a espada e que, ao invés dos Reis Católicos, foi Aben Hácen quem o fez.

alhambra_granada (1).jpg

Terá Aben Hácen, depois de percorrer o complexo trapezoidal do Alcazaba, procurado inspiração na Torre del Homenaje onde Muhammad I aí estabeleceu os seus aposentos? Terão conversado, através dos séculos, sobre o que seria melhor para o reino enquanto o verde dos campos granadinos os incitava com a esperança de um amplo e pacificado território sobre domínio muçulmano?

alhambra_granada (3).jpg

O que terá pensado Aben Hácen? Os passos que deu pela barbacã do Alcazaba até à Torre de la Vela... que lhe disseram os ares que vagueiam pelas torres daquele complexo? Que mensagens daí advieram? Que pensou ao contemplar também o Albaicin e ao olhar, de longe o seu povo? O seu povo que séculos antes também ali habitou numa comunidade castrense dentro daquelas mesmas muralhas?

alhambra_granada (5).jpg

O resultado de tais pensamentos viria a eclodir com a conquista de Zahara de la Sierra e a provocar as peripécias que tenho vindo a abordar.

albaicin_granada (2).jpg

Os ventos dos campos granadinos ainda hoje se encontram com a aragem fria da Serra Nevada e encetam um diálogo que ecoa pelas diferentes torres do Alcazaba do Alhambra... talvez ao escutar esses diálogos, bem agasalhados, possamos encontrar resposta para as questões que ainda se levantam.

alhambra_granada (2).jpg

Continua no próximo Domingo...

_________________________________________

Episódios Anteriores:

Aben Hácen e Zahara

el Zegri e Ronda

Salobreña e a Morte de Aben Hacén

Córdoba... O Quartel General Cristão

Málaga: O Início das Hostilidades

Málaga: O Desastre e a Capitulação

Da Serra Nevada e das Alpujarras se Retirou o Zagal... Entra Granada

 

6 comentários

Comentar post