Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

05.02.22

O Carvão


Ana D.

 

fev_carvao.jpg


Gostei muito desta reflexão que hoje, com muito carinho,  partilho aqui. 



Um homem que frequentava regularmente reuniões com os seus amigos, deixou de participar nestas atividades sem nenhum aviso.

Depois de algumas semanas, numa noite muito fria, um outro membro do grupo decidiu visitá-lo. Encontrou o homem em casa, sozinho, sentado em frente a uma lareira, onde ardia um fogo brilhante e acolhedor.

Adivinhando a razão da visita, o homem deu-lhe as boas vindas e convidou-o a sentar-se junto à lareira. 

De seguida, fez-se um grande silêncio.

Os dois homens apenas contemplavam a dança das chamas em torno dos troncos de lenha que crepitavam na lareira. Após alguns minutos, o visitante, sem dizer uma palavra, examinou as brasas que se formavam e selecionou a mais incandescente de todas, retirando-a para um lado da lareira com um alicate e voltou então a sentar-se.

O anfitrião prestava atenção e, em pouco tempo, a chama da brasa solitária diminuiu, até que houve um brilho momentâneo e o fogo apagou-se... De repente, o que era uma amostra de luz e de calor, não passava de um negro, frio e morto pedaço de carvão.

Poucas palavras tinham sido ditas desde a saudação. O visitante, antes de se preparar para sair, pegou no alicate e pegou no carvão frio e inútil e colocou-o de novo no meio do fogo. De imediato, a brasa voltou a acender-se, alimentada pela luz e calor dos carvões ardentes ao seu redor... e  o anfitrião disse-lhe: ′′Obrigado pela sua visita e pela sua bela lição. Vou voltar para o grupo".


Por que é que os grupos se extinguem?

É muito simples: porque cada membro que se afasta, perde o fogo e o calor dos outros.

Aos membros de um grupo/comunidade vale a pena lembrar que fazem parte da chama.
É bom relembrar que todos somos responsáveis por manter acesa a chama de cada um e devemos promover a união entre todos, para que o fogo seja realmente forte, eficaz e duradouro.
Não importa se às vezes nos sentimos incomodados com o excesso de mensagens, o que importa é estarmos conectados, uns em silêncio, outros muito ativos, mercê das diferenças de opinião e de carácter. Mesmo que alguns só comuniquem esporadicamente, é bom saber que mantêm a sua chama acesa!

Dessa forma, garante-se a partilha do gosto de conhecer, aprender, trocar ideias ou simplesmente saber que não estão sozinhos, que há um grupo de Amigos e/ou Familiares com quem podem contar.

Vamos manter a chama viva!

E sendo assim, OBRIGADA a cada um de vós por fazerem parte da minha fogueira! 

24 comentários

Comentar post

Pág. 1/2