Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

09.02.23

O futuro já chegou


The Travellight World

fullsizeoutput_72cd

Um dos assuntos de que mais tenho ouvido falar nos últimos tempos é de um tal de ChatGPT. Confesso que de início não fazia ideia do que seria, mas rapidamente percebi que é uma ferramenta de inteligência artificial, já amplamente utilizada na Internet para, entre outras coisas, obter ajuda para programação e respostas a todo o tipo de perguntas. Consegue escrever e ilustrar livros, escrever poemas, gerar música num estilo ou género específico, ou até mesmo compor música no estilo de um artista ou de uma banda pré-definida.

É uma criação da OpenAI, uma empresa que diz ter reunido os pesquisadores e engenheiros mais talentosos no campo da IA, com o intuito de desenvolver um sistema de inteligência artificial geral "seguro e benéfico”, ou ajudar outros a fazê-lo.

E parece que vai no bom caminho— o analista do UBS, Lloyd Walmsley, estimou que o ChatGPT alcançou 100 milhões de utilizadores mensais em janeiro deste ano, realizando em dois meses o que o TikTok levou cerca de nove meses a conseguir e o Instagram dois anos e meio!

Claro que imediatamente acenderam-se as luzes de alarme e, como acontece com qualquer nova ideia ou tecnologia, muito boa gente começou a perguntar-se se isto seria uma coisa boa, já que potencia o plágio, os esquemas de phishing e o malware.

Não digo que não… Tal tecnologia com toda a certeza trará alguns problemas, mas não será este mesmo o futuro?

Quando foi inventada a calculadora de bolso, as escolas não permitiam que os alunos as usassem nas aulas e nos exames, mas hoje já não é assim. Durante décadas, estudantes de todos os níveis de ensino, pesquisaram e copiaram informações de enciclopédias, depois copiaram do Google e da Wikipédia e agora usam o ChatGPT. Não me parece que seja assim tão diferente…

Compreendo que assusta muito pensar que a criatividade e a originalidade podem estar condenadas. Que jornalistas, artistas gráficos, escritores, bloggers, criadores de software, e tantos outros podem ser substituídos por um bot, mas eu quero ser otimista e pensar que o humano sempre vai prevalecer, porque 

o ChatGPT não sabe exatamente nada. É uma IA treinada para reconhecer padrões em vastas extensões de texto recolhidas da Internet e depois treinada para fornecer algo melhor e mais útil. As respostas que obtemos podem parecer plausíveis e até confiáveis, mas podem estar totalmente erradas, como adverte a própria OpenAI.

Com o tempo é natural que a ferramenta evolua e se torne melhor. Que se converta numa verdadeira ajuda para estudantes e profissionais de todas as áreas, mas penso (quero acreditar) que aquilo que o humano consegue transmitir com o que faz e com o que cria — a emoção — essa nunca poderá ser substituída.

 

1 comentário

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.