O produto somos nós
O ultimo fecha a porta
"Quando um serviço é gratuito, o produto somos nós".
Li esta frase a propósito da venda de informações pessoais pelas gigantes tecnológicas a "terceiros" seja lá eles quem forem.
Não é propriamente novidade. Até o próprio Sapo Blogs disponibiliza um relatório mensal com as características dos leitores dos nossos blogs. Porém, faz-nos pensar na vulnerabilidade da nossa privacidade e quais os fins não comerciais destas informações.
Já denunciada e muito grave é a escolha do algoritmo para a propagação de fake news e publicações políticas para determinados perfis condicionando escolhas democráticas.
A ascensão de movimentos mais radicais e extremistas, com elevados conhecimentos informáticos pode levar a um enviesamento da opinião de eleitores, na medida em que as notícias que aparecem no nosso feed podem ser editadas/patrocinadas com esse propósito.
Surge então a questão: que regulação há ou existe para controlar a atividade das "redes sociais"? Parece que pouca ou quase nenhuma. Umas multas não chegam...