Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

05.06.20

O Toiro do Pan Pequeno


JB

  Como se adivinha pelo título do post, hoje falarei de André Silva líder do Pan. Chamo-o de toiro, apenas porque encabeça esse pequeno partido e vou falar de tauromaquia. Esta comparação serve apenas ilustrar isso e não tem como objectivo insultar nem um, nem outro.

  Nunca percebi bem toda a energia gasta a combater a tauromaquia, compreendo perfeitamente que não se goste (eu próprio já gostei mais), compreendo que se ache primitivo e violento e que a evolução natural é o seu fim. O meu problema é quando querem proibir, ou pior; os que enquanto não proìbem vão para a porta dos espetáculos insultar artistas e famílias que são aficionados da festa brava. Bem sei que existem pessoas que protestam por tudo e por nada e a liberdade deve valer para todos, incluindo a liberdade de se manifestar. Contudo sempre me pareceu irónica e absurda a imagem de ver uma série de famílias, mais ou menos betas, de aficcionados, irem ver uma corrida de toiros, impecavelmente vestidos e de forma ordeira, serem recebidos aos gritos por manifestantes anti taurinos, que entre megafones, gritos e tarjas; insultam e vociferam: 'bárbaros, selvagens e assassinos!'. Desde pequeno que achei que havia qualquer coisa que não batia certo nesta imagem. 
  Não irei discutir os méritos de cada argumento aqui. Nem do evidente sofrimento do animal para entretenimento de uns ditos selvagens. Nem as características combativas do touro bravo e da sua mais que provável extinção com o fim das corridas. Haveria muito a dizer, se alguém quiser aprofundar nos comentários terei muito gosto em debater. Aqui não. Aqui quero falar no que disse André Silva líder do Pan e deputado da nação, na casa da democracia e dirigindo-se ao nosso Primeiro Ministro.

“(...)queria partilhar consigo que na segunda-feira tive uma visão do futuro no Campo Pequeno: lá dentro cultura, cá fora artistas tauromáquicos algemados. Que maravilha”

  A tauromaquia ainda não é, e espero que nunca seja, ilegal. Esta frase do líder do Pan parece aceitável? Bem sei que o nosso parlamento já esteve melhor frequentado mas é preciso, quase todos os dias, descer a fasquia? 
 
Um deputado não deveria poder dizer isto, hoje são os artistas, amanhã os aficcionados e a seguir os carnívoros eventualmente. 

André Silva é um homem pequenino, que está a apostar nesta nova moda de dizer umas coisas chocantes para agradar a uma pequena base de ressabiados. Penso que só um ressabiado pode desejar a prisão de pessoas que não cometeram nenhum crime e alegrar-se com essa possibilidade. A técnica está a dar frutos, à esquerda e à direita. 'Se irritarmos muito este tipo de pessoas, os ressabiados que não gostam delas vão gostar de nós, e vamos ter muitos votos e tachos.'. Basta observar um bocado e ver que esta 'esperteza' está bem espalhada pelo espectro político. Ontem foram uns, hoje foi o Pan e amanhã serão os outros. Há que estar alerta.

 Hoje em dia, é fácil bater na tauromaquia. Nunca foi tão fácil, os números de espetáculos estão a diminuir, bem como a popularidade. Com isto tudo, ainda vem o João Moura deixar os galgos dele morrer à fome. Nada mais fácil. 

Pequeno André Silva, não só porque o partido é pequeno, mas porque só uma pessoa pequena é forte com os fracos e fraca com os fortes.

 

 

JB

 

 

 

65 comentários

Comentar post

Pág. 1/2