Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

04.06.23

Os sacos de plástico pagos


O ultimo fecha a porta

21694990_7vo80.jpeg

Estou à vontade para falar sobre este tema.

Concordo com o pagamento dos sacos de plástico para pão, legumes e fruta. Representam um enorme desperdício e consumo de recursos para o ambiente e não têm qualquer utilidade, dado que vão direitinhos para o lixo.

Sou dos que leva diariamente ao supermercado o saco de pano para o pão e o saco de rede para legumes e fruta. Pago exatamente o mesmo que os outros clientes e não estou a gastar as embalagens. O atual sistema não incentiva a reutilização nem premeia quem opta por soluções mais sustentáveis.

Quanto à carne e peixe, que não estão abrangidos pelo diploma, faz sentido manter os sacos de plástico por questões higiénicas.

 

Olhando para o pagamento dos sacos na fila de caixa,  noto claramente que a maioria das pessoas leva o saquinho de casa para poupar uns cêntimos. Talvez por isso, a receita fiscal seja baixa. As pessoas puseram-se finas e o desperdício baixou. Já nas lojas não alimentares dos saquinhos de papel, o que noto, é que sobretudo nos shoppings, as pessoas compram um saco na 1ª loja e depois metem tudo lá dentro. Parcialmente resultou.

6 comentários

Comentar post