Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

10.11.23

Política e Futebol


JB


 Adeus António Costa, que grande trapalhada que para aqui vai, neste rectângulo pequenino num canto da Europa. Considero tudo isto muito perigoso.

 Churchill dizia que a democracia era o pior sistema político, à excepção de todos os outros. É isso que eu penso do António Costa, é o nosso pior primeiro ministro à excepção de todos os outros que se preparam para lá chegar.

 Não sei quem tem razão, não sei se é justo, e não penso que as eleições sejam a melhor solução. Mas enfim, Costa de alguma forma fez a cama em que se deitou e agora vamos todos dormir nela. Tenho muito receio e apreensão pelo que aí vem, não gostava especialmente do Costa, nem nunca votei nele mas hoje em dia penso que era o menos mau de todos os possíveis candidatos a primeiro ministro. Parece-me que todos hoje têm opiniões muito fortes sobre isto, certezas absolutas que exprimem de acordo com a sua orientação política, que vestem como a camisola de um clube. Os factos (apurados ou nem por isso) interessam pouco e os 'soundbites' selectivos reinam supremos. As teorias, as suspeitas e até os 'twites' (não é José Gomes Ferreira?) ditam a actualidade mediática. Vale tudo menos ter cabeça fria. Entre o "Deviam era ir todos presos" e o "Coitado do Costa, isto é um golpe de Estado" está uma nação cega ao mesmo tempo cheia de certezas da sua razão subjectiva.

 Não é animador bem sei, mas vendo as coisas pelo lado positivo posso dizer que só podem melhorar. Não estou bem a ver como mas o futuro não será certamente tão negro como eu o estou a pintar agora. 
 Mesmo com estas preocupações todas pelo bem estar do meu país, confesso que a maior de todas ainda é o derby de domingo. Será que ganhamos ao Benfica? Normalmente a equipa que está pior ganha, esperemos que isso não aconteça.

 Para aqueles que me dizem 'Mas como é que é possível estares preocupado com o futebol quando politicamente o nosso país está de pernas para o ar?'

 Eu respondo:

-Fácil, o futebol para mim é o sítio certo para se ser irracional, por isso, mesmo que saiba que racionalmente não faz sentido estar preocupado com o derby, isso é irrelevante. Se fosse para ser racional ia preocupar-me com outra coisa. No futebol a razão sai pela janela e entra a emoção, a parcialidade e o facciosismo. Nem vale a pena fingir que se é imparcial, acaba sempre mal. Quem assumir e conseguir fazer isso com o futebol tem melhores hipóteses de não o fazer noutras áreas da sua vida...

Olha, como na política por exemplo...

 

 

JB

3 comentários

Comentar post