Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

24.10.22

Prof. Adriano Moreira: 100 Anos De Uma Figura Memorável…


Filipe Vaz Correia



 

9D86283D-CE96-4991-963D-02F12305AB39.jpeg

 

Partiu o Prof. Adriano Moreira, neste Domingo 23 de Outubro de 2022.

Recebi esta notícia sem surpresa, devido à sua provecta idade mas com imensa tristeza tendo em conta o carinho e a admiração que sempre nutri pela sua pessoa.

O Prof. Adriano Moreira era uma espécie de memória nacional deste nosso Portugal e da nossa história do século XX e XXI, figura presente e incontornável, por entre, diversos momentos inolvidáveis.

Através do seu mérito participou no Governo do Prof. Oliveira Salazar e marcou presença no período democrático não só pela sua intervenção no CDS assim como na vida académica e de cidadania...

Um homem ímpar, figura singular, que através do seu carácter foi ganhando a respeitabilidade de uma esmagadora maioria de todos os quadrantes.

Faltam Homens assim neste tempo em que atravessamos tantos relatos e demonstrações de intolerância, de ódio e difamação, onde a luta pelos direitos fundamentais parece, em vários lugares, tão ameaçada.

A direita que representa o Prof. Adriano Moreira é a minha, aquela que parece aceitar a pluralidade de opinião, aquela que não se deteve no medo pelo outro, que não hesitou em evoluir e tentar perceber o que o mundo se apresta a apresentar, aquela que se atreve a sentir a mudança.

Tenho a imensa certeza que sentiremos a sua falta, como já sentíamos, que a história do parlamento perde mais um dos seus melhores, daqueles que engrandeciam com a sua firmeza intelectual, com a sua firmeza de princípios, com a classe da sua educação, um gentelman na verdadeira dimensão da palavra.

Até sempre Prof. Adriano Moreira, o único Ministro do Prof. Salazar que se demitiu e não foi demitido.

Isto não é para todos, somente para um homem singularmente exemplar.

 

 

Filipe Vaz Correia