Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

24.09.21

Reflexão na imensidão


JB

05DB2AFA-C123-4DF1-A8E5-652A0F8CDF52.jpeg

 

 


 Domingo temos as autárquicas, em breve vamos entrar naquilo a que habitualmente se chama o 'período de reflexão'.

 Tenho sentimentos mistos com este conceito. Se por um lado acho absolutamente inútil (não é porque as televisões deixaram de transmitir tempos de antena que alguém muda de ideias), por outro acho que dá uma certa gravitas, uma importância que as eleições de facto devem ter.

 Resolvi por isso, esquecer temporariamente o panorama político nacional e preocupar-me com assuntos ligeiramente mais distantes e que por isso não irão interferir nas influenciáveis mentes dos eleitores portugueses.

 Vamos olhar para as estrelas por momentos, fazer uma breve viagem pelo Universo e colocar a eterna questão, haverá mais vida além do planeta terra?

Enrico Fermi era um físico ítalo-americano que se preocupou com esta questão. Era conhecido por fazer cálculos estatísticos e desenvolveu aquilo que hoje em dia é conhecido como o paradoxo de Fermi, consiste basicamente no seguinte:

- Só na nossa galáxia existem biliões de estrelas com características semelhantes ao nosso sol.

- Existe uma grande probabilidade de algumas dessas estrelas terem planetas em órbitas parecidas com a da Terra e por isso com condições para suportar vida.

- Muitos desses planetas e respetivas estrelas são mais antigos que o planeta terra por isso poderiam ter desenvolvido vida inteligente há muito mais tempo.

- algumas dessas hipotéticas civilizações poderiam ter desenvolvido viagens inter estelares, algo que os humanos estão a desenvolver actualmente.

-como milhões desses planetas são mais antigos do que o nosso era expectável que alguém nos tivesse visitado ou pelo menos que tivéssemos encontrado algumas sondas extra terrestres.

- até agora, não existem provas convincentes de que isso tenha acontecido.

 Este é o paradoxo. Segundo Fermi seria altamente provável que existissem outras civilizações e igualmente provável que fossem mais avançadas com biliões de anos de avanço e que por isso, já nos tivessem encontrado, ou pelo menos que já tivéssemos encontrado alguma prova concreta da sua existência. A realidade é que para além de umas imagens desfocadas e teorias da conspiração não existem provas convincentes e irrefutáveis de que existem extra-terrestres, Fermi achou isso estranho. Muita gente achou e ainda acha uma vez que este paradoxo ganhou relevância com o passar do tempo.

  Existem muitas teorias que tentam explicar este paradoxo, gostei especialmente desta do Professor Neil deGrasse Tyson que deixo aqui.

 Espero que os meus amigos que me lêem não fiquem a pensar que tenho alguma conclusão importante a partilhar porque não tenho. Posso dizer que gosto de imaginar que vivemos num Universo movimentado e cheio de vida, com naves espaciais de um lado para o outro, só que ainda ninguém encontrou o nosso planeta nesta galáxia tão periférica, situada muito longe do sítio que supômos ser o centro do Universo. Imagino que somos como aquelas tribos aborígenes da Amazónia que ainda não foram encontradas e que mesmo sem saber fazem parte de uma família maior.

Bom fim de semana, boa reflexão e deixo a pergunta (e a minha resposta):

Estamos sozinhos no Universo?

(Provavelmente não mas para já sim)

Mais alguém arrisca uma resposta?

 

JB

 

24 comentários

Comentar post