Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

04.09.20

Regresso às aulas


JB


Adeus agosto, obrigado por tudo. 
É caso para recordar esta conversa, já tida e repetida por tanta gente e que ouvi há muito pouco tempo:

 -O verão passou a correr!

-Pois foi, e o Natal está quase aí.

-Isto cada vez passa mais rápido...

-Pois é, pois é.

Não sei se é uma conversa exclusivamente nossa, ou se se repete pelo mundo fora, mas soa-me sempre a familiar e verdadeira.

Enquanto o Natal não chega, temos o regresso às aulas. Até há pouco tempo, o regresso às aulas era um regresso à rotina, este ano é diferente.

Lembro-me dos meus regressos à escola, uns anos com mais vontade outros com menos. Quase sempre com segurança no que ia reencontrar. Ouvir e contar as aventuras, estar com os amigos e jogar futebol. Era certinho. 
Não sei o que os meus filhos vão reencontrar este ano. Não sei que expectativas terão. Já perguntei, de forma descontraìda para não dar muita importância. Não foram esclarecedores (como se um pai pudesse alguma vez ser esclarecido por um filho), um não está nada preocupado, está apenas com muita pena que a quarentena acabe e que se tenha de deslocar à escola. Já antecipou até que os casos irão aumentar, por isso a escola terá que ser fechada no futuro e nessa altura todos os alunos retornarão a casa e à reclusão que ele tanto gosta. Está alegremente à espera que isso aconteça. O outro está com muita vontade de voltar mas com muita apreensão com o que irá encontrar pela frente. Eu estou algures no meio dos dois, por eles. Por saber que estes anos são tão importantes numa altura em que nem nos apercebemos. Por ter medo do desconhecido e porque a ilusão de ter algum controle ou conhecimento do que nos rodeia parece cada vez mais efémera.

E isto são apenas as minhas pequenas preocupações, locais e confinadas à casa e escola dos miúdos. Já para não falar no resto do mundo que continua a arder.

Irra que 2020 nunca mais acaba.

Tempos interessantes, estes que vivemos.


Wakanda forever ❤️

JB

10 comentários

Comentar post