Sabe quem o atende numa Farmácia?
Triptofano!
Da última vez que foi à Farmácia, sabe quem o atendeu?
E não pergunto se sabe qual o nome do funcionário, se era homem ou era mulher, se era louro ou careca. Também não quero que me responda que foi o Doutor de Farmácia que o atendeu - afinal de bata (ou mesmo sem ela) somos todos doutores certo?
Quero que me diga se sabe se quem o atendeu foi um Farmacêutico, um Técnico de Farmácia, um Técnico Auxiliar de Farmácia, uma conselheira de Dermocosmética ou mesmo a pessoa responsável pelas limpezas que de tanto tempo que passa a tirar o pó das caixinhas já sabe para que é que todas eles servem!
Da última vez que foi à Farmácia, reparou na identificação do funcionário?
Não para ver a foto de há 20 anos atrás, ou se a pessoa se chamava Isidro ou Joaquina, ou Manuel ou Verónica, mas sim para perceber que profissional é que a está a atender. Reparou sequer se o funcionário estava identificado?
Da última vez que foi à Farmácia tinha sequer a noção que existem diferentes profissionais a atender ao público que não podem ser reconhecidos pela cor da bata? Que fizeram formações académicas totalmente diferentes? Que possuem capacidades científicas também elas totalmente diferentes?
Claro que se quiser ir comprar uma caixa de rebuçados para o hálito é indiferente quem lhe regista a compra e recebe o dinheiro - qualquer um consegue fazer isso.
Mas quem é que você gostaria que o atendesse se viesse dum hospital com uma receita com meia dúzia de medicamentos? Quem gostaria que o aconselhasse se tivesse um problema de saúde que lhe diminuísse a sua qualidade de vida?
Se for ao Centro de Saúde ter uma consulta médica quem o vai atender dentro do gabinete é um médico certo? É para isso que está a pagar e é isso que espera receber! Aceitaria que outro profissional, por mais competente que fosse, lhe desse a consulta médica?
Porque é que então quando vai à Farmácia aceita que qualquer pessoa a atenda?
Da próxima vez que for à farmácia, saiba pelo menos quem a atendeu!